Imersão Estrutural, Imersão Relacional e Competência de Rede Como Impulsionadores da Qualidade dos Serviços das Unidades Básicas de Saúde
Nome: MIKAELLI ORLANDE GABRIEL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/10/2014
Orientador:
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Papel |
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HÉLIO ZANQUETTO FILHO | Orientador |
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA | Co-orientador |
Banca:
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Papel |
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ANDERSON SONCINI PELISSARI | Examinador Interno |
HÉLIO ZANQUETTO FILHO | Orientador |
MÁRCIO AUGUSTO GONÇALVES | Examinador Externo |
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA | Coorientador |
Resumo: Em um contexto de ampliação dos lugares públicos participativos no Brasil há de se considerar expectativas de despertar valores sociopolíticos nos estudantes universitários em seu processo de qualificação cidadã e profissional, diante das críticas à formação dos administradores. Portanto, este trabalho visa compreender a dinâmica da consciência política dos estudantes da graduação em administração de uma universidade pública federal no sudeste do Brasil em sua relação com a participação cidadã nos lugares públicos participativos no estado e municípios. Adota-se o modelo analítico de consciência política para a compreensão da participação em ações coletivas de Sandoval (2001) como marco teórico, associado à literatura sobre participação cidadã. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados através de documentos, aplicação de 30 questionários e 17 entrevistas semiestruturadas, com 30 estudantes universitários da graduação em administração matriculados em 2014/1. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados revelam 12 estudantes que não participam nos lugares públicos participativos e 18 estudantes que participam em pelo menos um destes lugares.