Orientações Gerais aos Alunos
OFERTA DE DISCIPLINAS / DATAS DE MATRÍCULA E REMATRÍCULA / INÍCIO DAS AULAS
PARA 2024-1
MATRÍCULA E REMATRÍCULA: MESTRADO: 26 e 27/02/2024 / DOUTORADO: 28 e 29/02/2024
INÍCIO DAS AULAS: a partir de 11/03/2024
1) LOGIN ÚNICO
1. Após ser cadastrado pela SUPG, acesse a página para receber/recuperar sua senha e login único.
2. Informe o CPF e o e-mail pessoal informados no processo seletivo
3. Se as informações estiverem corretas, você receberá um e-mail com um link para escolher a senha. Você terá 30 minutos para acessar o link e ativar a senha.
De posse do login e senha você poderá acessar diversos serviços oferecidos pela Ufes, como por exemplo:
1. PORTAL DO ALUNO, para matrícula, rematrícula, expedir carteira estudantil, histórico escolar, comprovante de matrícula entre outros;
2. Ferramentas do Google Workspace – Gmail, Google Drive, Google Meet, etc;
3. AVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem;
4. Portal de Periódicos Capes;
4. Portal RNP (Rede Nacional de Pesquisa) com serviço de web conferência, dentre outros;
5. Acesso à rede wireless EDUROAM.
6. Pacote Microsoft 365 gratuito. Vej as instruções de uso.
7. Sistema Integrados de Bibliotecas, mediante cadastro na Biblioteca Central.
IMPORTANTE:
1) No Portal EDUTICS, há tutoriais do Google Workspace.
2) Para a ativação do recebimento de e-mails de alunos da Ufes pelo Gmail (no GSuite), veja as instruções no portal, na aba “Serviços”.
3) Para quem utiliza outra conta pessoal do Gmail, recomenda-se a utilização de um navegador exclusivo para a utilização do Google Workspace, para evitar conflito de login.
4) O aluno perde acesso aos serviços disponibilizados via login único quando é desligado do programa, o que pode ocorrer por ocasião da entrada no pedido de diploma ou por jubilamento nos termos do regimento do curso.
Em caso de dúvidas ou problemas quanto ao login único, o atendimento é feito pelo e-mail atendimento [at] ufes.br.
2) MATRÍCULA, REMATRÍCULA E MANUTENÇÃO DE VÍNCULO
A partir de 2023, as matrículas e rematrículas até a integralização dos créditos serão realizadas pelo PORTAL DO ALUNO, conforme tutorial.
Deverá ser seguida a orientação do Roteiro de Disciplinas, não dispensado o diálogo com o orientador especialmente para definir as disciplinas optativas. A matrícula só é formalizada após o aceite do orientador no Portal do Professor.
Até o cumprimento dos créditos, bastará apenas fazer a manutenção do vínculo pelo mesmo. O total de créditos, a qualificação e a defesa, bem como seus rescpectivos prazos estão todos definidos no regimento do curso.
É permitido a realização de créditos fora do PPgAdm, bem como o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outro mestrado/doutorado anteriormente. Para tanto, devem ser observadas as regras estabelecidas regimento do curso.A matrícula em disciplina de outros programas é por conta da respectiva secretaria do curso ofertante. O aluno deve se informar previamente a respeito dos prazos e condições para a matrícula.
3) PASSE ESCOLAR
O estudante de mestrado/doutorado tem direito ao uso de passe escolar. Para tanto, deverá seguir as orientações contidas na página da PRPPG e no site do GV BUS, na aba “Estudantes”.
4) BOLSAS E AUXÍLIOS FINANCEIROS
Para conhecer as regras de concessão de bolsas e os estudantes contemplados veja a página de bolsas do PPgAdm.
O PPgAdm disponibiliza auxílio para apresentação de trabalhos em eventos científicos. Veja as orientações e condições para receber.