Interesses de Estudo do Corpo Docente e Linhas de Pesquisa
Abaixo apresentamos o corpo docente permanente do PPGADM, com a indicação das linhas de pesquisa na qual atuam no programa e seus interesses de estudo.
Linha: Desempenho e Competitividade Organizacional
Professores Permanentes:
1) Bruno de Almeida Vilela
Trabalha em ensino e pesquisa na área de estratégia, gestão de operações e logística.
2) Marcelo Moll Brandão
Seus trabalhos são centrados em temas como: comportamento do consumidor (influência de fatores situacionais do ambiente de loja no comportamento e respostas dos consumidores, percepção de crowding em ambientes de serviço, influência dos fatores humanos em ambiente de loja, influência do varejo e serviços oferecidos nos aglomerados varejistas e a percepção de bem estar e qualidade de vida dos moradores da vizinhança) e estratégia em marketing (mensuração de resultados financeiros e econômicos de marketing, influências das atividades de marketing no valor das empresas, influência da comunicação das atividades de marketing no valor das empresas, fatores de atratividade de polos varejistas)
3) Marcos Paulo Valadares de Oliveira
Dedica-se ao estudo dos seguintes temas: (1) gestão de processos de negócio; (2) modelos de maturidade; (3) desempenho em cadeias de suprimentos; (4) gestão de risco em cadeias de suprimentos; (5) canais de marketing e relacionamentos em cadeias de suprimentos; (6) redes de cooperação (joint ventures, associações, etc); (7) estudo dos aglomerados (industriais/ comerciais/serviços); (8) operações industriais/logística e gestão da cadeia de suprimentos; (9) Estratégia como Processo; (10) Estratégia como Prática. Os estudos desta área serão direcionados para o uso de métodos quantitativos e modelagens nomotéticas conjugadas com a técnica Delphi/painéis de especialistas.
4) Adonai José Lacruz
Desenvolve pesquisas no eixo temático Economia das organizações e Economia da educação, da linha de pesquisa Desempenho e Competitividade Organizacional, com especial interesse em 5 grandes temas: (1) Governança corporativa, numa abordagem da teoria da agência – com especial interesse no ambiente das Organizações Não Governamentais; (2) Avaliação de políticas públicas, sob a perspectiva da teoria da escolha racional; (3) Gestão de projetos, à luz da visão baseada em recursos ou das capabilidades dinâmicas; (4) Jogos de empresas como instrumento de ensino-aprendizagem, sob a perspectiva analítica da aprendizagem vivencial; e (5) Qualidade da educação escolar, sob o enfoque de modelos baseados na Função de Produção Educacional. Em termos metodológicos, os estudos são desenvolvidos dentro da abordagem funcionalista, principalmente com uso de métodos quantitativos, podendo ser conjugados com outras técnicas.
Professores Colaboradores:
1) Hélio Zanquetto Filho
Tem interesse nos estudos dentro dos seguintes temas: (1) redes de cooperação/aglomerados interorganizacionais (industriais/ serviço / comerciais); (2) gestão da cadeia de suprimentos; (3) gestão de fornecedores; (4)operações industriais / serviços; (5) logística; (6) sistemas de gestão da qualidade; (7) estratégia de operações/produção; (8) modelos de previsão de demanda; (9) gestão de materiais. Os estudos são desenvolvidos dentro da abordagem positivista, preferencialmente com uso de métodos quantitativos e modelagens nomotéticas, podendo ser complementadas com outros métodos.
2) Lucilaine Maria Pascuci
Seus principais focos de pesquisa e de atuação profissional compreendem: 1) gestão estratégica em contextos complexos e pluralistas (tais como gestão hospitalar, gestão universitária, gestão pública, do terceiro setor e organizações informais, gestão do inesperado (desastres), entre outros); e 2) o desenvolvimento (formulação e implementação) de políticas públicas sob a ótica de sistemas complexos. Tais interesses se fundamentam na importância de melhor compreender, assim como, alcançar resultados mais efetivos na gestão de ambientes fortemente influenciados por aspectos tais como: não linearidade, imprevisibilidade, autonomia dos agentes, poder compartilhado, e pelo significativo papel das redes de interações e do aprendizado na evolução do sistema. Nesse âmbito, seus estudos tem explorado, em especial, práticas gerenciais, managerialism e improvisação.
3) Flavia Meneguelli Ribeiro Setubal
Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: (1) Consumo, (2) Marketing (3) Branding (4) Propaganda (5) Comunicação Empresarial (6) Gestão da Imagem (7) Marketing Digital
Linha: Organizações e Trabalho
Professores Permanentes:
1) Eloisio Moulin de Souza
Suas pesquisas são fundamentadas principalmente pelos seguintes autores: Michel Foucault, Margareth Rago, Suely Rolnick, Joan Wallach Scott e Judith Butler, Guaciara Louro e Nardi, dentre outros. Dessa forma, dedica-se a estudar os diversos dispositivos de poder presentes na sociedade contemporânea relacionados com o mundo do trabalho e das organizações, ou seja, as pesquisas desenvolvidas visam analisar as diversas formas e dispositivos que envolvem as relações de poder nas organizações, tendo como conceito fundamental de poder a analítica desenvolvida por Michel Foucault. Dentre esses diversos dispositivos de poder atualmente tem estudado, com maior ênfase, o tema relações sociais de sexo em espaços laborais , no qual se dedica a analisar as relações de poder relacionadas aos dispositivos do Trabalho e da Sexualidade, bem como outros aspectos relacionados a diversidade em espaços organizacionais, principalmente pesquisas sobre minorias, tais como portadores de necessidades especiais, raça, etnia, condições socioeconômicas, mulheres, homossexuais, dentre outras. Trabalhos que envolvam estudos sobre subjetividade também pertencem ao portfólio de pesquisas desenvolvidas, como por exemplo consumo e subjetividade. Vale ressaltar que está aberto a estudo de outras temáticas que não se restrinjam somente a relações sociais de sexo, diversidade e subjetividade, desde que estejam relacionadas ao estudo de formas e dispositivos de poder nas organizações, como relações de trabalho e poder; Identidade Social e Identificação: compreensão dos fenômenos de identificação, categorização social, discriminação e preconceito. Como forma de análise desses fenômenos utiliza-se pesquisa do tipo qualitativa, fundamentadas na Análise de Discurso desenvolvida por Michel Foucault, bem como no estudo Cartográfico (Cartografia).
2) Priscilla de Oliveira Martins da Silva
Tem interesse em estudar os seguintes temas: 1) simbolismo, identidade e cultura, 2) Trabalho e vida cotidiana, 3) Trabalho e carreira. A perspectiva teórica central utilizada para compreensão desses temas é a Teoria das Representações Sociais (TRS).
3) Katia Cyrlene de Araujo Vasconcelos
Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento, Educação e Aprendizagem para a Sustentabilidade, Desenvolvimento de Lideranças, Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa.
4) Juliana Cristina Teixeira
Desenvolve pesquisas no Campo dos Estudos Organizacionais, a partir: (1) do entendimento de que organizações são também organizações não tradicionais, considerando as várias dimensões organizativas da vida social e do trabalho; (2) que as micropráticas cotidianas de sujeitos e sujeitas que ficam à margem do mainstream nos EORs importam; (3) de que os estudos acadêmicos possam ser estudos engajados com perspectivas sociais e de maneira articulada às demandas dos movimentos sociais no que se refere à construção de uma sociedade mais inclusiva e equalitária. Tem interesse pela perspectiva teórico-metodológica da interseccionalidade e da decolonialidade. E por temas como gêneros, raças, etnias, sexualidades, diferenças e diversidades no contexto das organizações e da gestão. Também, por temas como trabalho e modos de objetivação, subjetivação e ética de si; poderes; simbolismos; lugares; cidades; segregação socioespacial e urbana; e trabalho doméstico remunerado.
Professores Colaboradores:
1) Rubens de Araújo Amaro
Tem interesse em estudar os seguintes temas: (1) Aprendizagem em organizações, envolvendo os níveis individual, coletivo, organizacional; (2) Desenvolvimento de competências de profissionais de diferentes áreas; (3) Processos formativos que privilegiem a interseção entre instituições de ensino e o mundo do trabalho; (4) Ensino e pesquisa em Administração; (5) Empreendedorismo em suas diferentes manifestações. Assume o pressuposto de que a realidade é construída e, portanto, organizações e indivíduos estão em constante processo de (re)construção. Privilegia estudos de natureza qualitativa.
2) Susane Petinelli de Souza
Tem interesse em estudos feministas e de gênero com foco em mulheres, sub-representação e sobrerrepresentação feminina, visibilidade feminina na história e na sociedade, segregação ocupacional, desigualdades, estudos decoloniais. Produção de saberes e subjetividades, produção de discursos. Políticas públicas e privadas na promoção da igualdade e da equidade de gênero. Estudos organizacionais. Ensino e formação na área de Administração e Gestão.
Linha: Práticas Organizacionais e Culturais
Professores Permanentes:
1) Alexandre Reis Rosa
Interesse em temas que estejam relacionados com hibridismo organizacional, gestão baseada em evidências, gestão de serviços públicos e experiência de usuários (UX), governo digital e inteligência artificial (E-Gov, M-Gov e AI) e uso de métodos qualitativos ou métodos mistos de pesquisa.
2) Alfredo Rodrigues Leite da Silva
Estuda Simbolismos, Práticas Cotidianas e Organizações, tendo como objetivo: ampliar o conhecimento sobre as relações entre as práticas cotidianas, as manifestações simbólicas e a dinâmica do organizar. São abordados vários aspectos do contexto organizacional, tais como: cotidiano; simbolismos; relações de poder; estratégia como prática; e a prática social no organizar. Seus projetos de pesquisa atuais focam as temáticas do artesanato e do turismo. O sentido de organização adotado não se volta para as organizações formais, como algo já construído, mas para a dinâmica do organizar, em construção. São estudados pequenos grupos de artesãos, feiras populares, organizações relacionadas com o turismo, entre outros. Os fenômenos organizacionais são analisados na ótica dos seus envolvimentos com as práticas cotidianas. Um cotidiano no qual se manifestam simbolismos, relações de poder e práticas. Assume-se que em torno dessas manifestações se estabelecem relações organizacionais a serem investigadas. Do ponto de vista metodológico, adota técnicas qualitativas de coleta e análise dos dados, tais como: entrevistas; observação; fotografia; grupo focal; análise do conteúdo; análise do discurso; etnografia. Do ponto de vista teórico se baseia em contribuições de autores que permitam articular a dinâmica social e do organizar como algo em constante (des)construção em torno das práticas.
3) Annor da Silva Junior
Dedica-se ao estudo dos seguintes temas centrais: (1) coevolução nos estudos organizacionais (2) ética, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade; (3) educação superior (brasileira e de outros países), Instituições de Educação Superior (IES) e gestão universitária; (4) organizações familiares; (5) governança corporativa; e (6) ambiente de negócios brasileiro (inclusive mercado de capitais). Estes temas centrais são articulados por meio de diferentes lentes teóricas e metodológicas.
4) César Augusto Tureta de Morais
Possui os seguintes interesses de pesquisa: 1) criatividade organizacional; 2) criatividade e inteligência artificial; 3) indústrias criativas; 4) teoria ator-rede; 5) sociomaterialidade. Em termos metodológicos, adota métodos de pesquisa qualitativa.
5) Letícia Dias Fantinel
Interesse de pesquisa dirigido a análises interpretativas do contexto organizacional, com o olhar voltado à cultura e ao simbolismo em organizações. Tais estudos visam à compreensão de dimensões que, muitas vezes, escapam ao planejado pelo gestor, e têm por objetivo contribuir para a produção de conhecimento sobre aspectos envolvidos na construção de práticas, significados e representações, dentro e fora do espaço organizacional. Alguns dos principais temas e teorias estudados são: espaço e tempo nas organizações; relações organizadas (ou mediadas por organizações) entre humanos e outros animais; práticas organizativas; sociabilidades organizacionais e interações; produção de significados; representações sociais.