O AUTOGERENCIAMENTO DA CARREIRA DA MULHER SERVIDORA PÚBLICA: UM ESTUDO COM SERVIDORAS DO IFES.

Nome: ARACELI SCHULZ BASTOS

Data de publicação: 14/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMANDA AMANDA SOARES ZAMBELLI FERRETTI Examinador Externo
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Presidente
RUBENS DE ARAUJO AMARO Examinador Interno

Resumo: Essa dissertação tem o objetivo de compreender como as mulheres servidoras
públicas do Ifes fazem o autogerenciamento de suas carreiras, considerando as
barreiras de carreiras relacionadas ao gênero. A pesquisa foi realizada com18
mulheres, em que foi utilizada a entrevista semiestruturada e realizada a análise dos
dados por meio da técnica de análise de conteúdo. Teoricamente, utilizou-se a Teoria
Social Cognitiva de Carreira (Lent; Brown; Hackett, 1994). A partir dessa teoria foi
possível compreender o desenvolvimento da carreira dessas mulheres, levando em
consideração o percurso que elas percorreram e as variáveis contextuais presentes
até entrarem na carreira pública. Nesse estudo foi possível identificar que a
conciliação entre estudo e trabalho, os afazeres domésticos, os cuidados com a
família, o preconceito por gênero, entre outros, foram barreiras que interferiram ao
longo da busca pela carreira pública e que a maioria dessas barreiras foram
amenizadas pelo apoio percebido e pela determinação e resiliência dessas mulheres
em torno do seu objetivo de carreira e em permanecer nela.

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