Como o fit entre analytics adaptativo e cultura orgânica influencia o desempenho organizacional? O papel interveniente das capabilidades de marketing e da capacidade absortiva

Nome: Alamir Costa Louro
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 26/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Marcelo Moll Brandão Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Adonai José Lacruz Examinador Interno
Emerson Wagner Mainardes Examinador Externo
Marcelo Moll Brandão Orientador
Marcos Paulo Valadares de Oliveira Examinador Interno

Resumo: Na disciplina de marketing, há um interesse considerável em entender como o conhecimento do mercado é aprendido de forma a melhorar o desempenho organizacional e, recentemente, como o analytics está mudando esse processo de aprendizado. Uma bibliometria e uma revisão sistemática introduziram o link entre o analytics e as capabilidades de marketing, resultando em uma rede nomológica que apresenta algumas oportunidades para testar como o
analytics aumenta o desempenho por meio de construtos intervenientes. Portanto, é pré-suposto que apenas o analytics não consegue melhorar o desempenho organizacional. O trabalho tem como objetivo diminuir a lacuna das capabilidades de marketing usando uma nova perspectiva para a cultura organizacional e para o analytics adaptativo com base nos conceitos de Day (2011) de forma a melhorar o processo de aprendizagem do conhecimento
do mercado. O modelo apresenta dois construtos intervenientes após o desenvolvimento passo a passo de uma escala para o construto de fit. O constructo de fit abrange a estrutura condicional do analytics adaptativo e a cultura orgânica, explicando melhor como o fit aumenta o desempenho organizacional. O mecanismo engendra o construto fit, medido como
covariação, capabilidades de marketing e a capacidade absortiva em um esforço multi-indústria na União Européia e no Brasil. A tese do fit entre cultura e analytics facilitado por uma mediação paralela expande o papel do analytics na teoria e interconecta, ainda mais, as literaturas de sistemas de informação e estratégias de marketing.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910