Business analytics e sociomaterialidade: um estudo sobre a prática de gerenciamento de receita em uma companhia aérea

Nome: CLAUDIA XAVIER CAVALCANTI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 02/05/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Orientador
JOÃO LUIZ BECKER Examinador Externo
MARCELO DE SOUZA BISPO Examinador Externo
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA Examinador Interno
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno

Resumo: O objetivo desta tese é compreender a prática de Business Analytics pela ótica da
sociomaterialidade no contexto de Gerenciamento de Receita em uma companhia
aérea. Ela se baseia na proposição de que BA é um processo ativo de engajamento
entre os analistas e gestores de negócios, em uma imbricação sociomaterial com os
dados e as ferramentas analíticas usadas para descobrir novos insights. Nesse
âmbito, para responder à questão central desta pesquisa optou-se pela condução de
uma pesquisa qualitativa. O processo de coleta de dados foi realizado por meio de
observação direta (não participante), de entrevistas e de análise documental. Foi
realizada uma análise de conteúdo baseada em um framework de descrição de
práticas e atividades. A relevância desse estudo se apresenta por meio do ineditismo
em abordar a área de Gerenciamento de Receitas como uma ramificação de Business
Analytics no âmbito da sociomaterialidade. Ao desenvolver essa ótica, nesta tese, o
campo de estudo de BA e dos estudos organizacionais, obteve contribuições e
potencialidades ao tratar algumas implicações teóricas e práticas. Foi possível
avançar na abordagem da sociomaterialidade ao fazer uma articulação teórica para
conciliar as diferenças existentes nesse campo de conhecimento. Ao aproveitar parte
das contribuições de autores da sociomaterialidade que utilizam a lente de análise do
realismo agencial (ORLIKOWSKI, 2007; BARAD, 2007; GHERARDI, 2017) para
potencializar as contribuições de Leonardi (2011; 2013) sobre imbricação de agências
dentro do mesmo campo, esta tese forneceu uma contribuição empírica no contexto
da área de Gerenciamento de receita de companhias aéreas, em que demonstrou
como duas visões ontológicas diferentes das relações sociomateriais podem ser úteis
quando articuladas em conjunto. Outras contribuições foram articuladas, como o
conceito de desentrelaçamento de agências de Bratteteig e Verne (2012) e o conceito
de Knowing (GHERARDI, 2009) no processo de construção do conhecimento.
Também houve a articulação sobre as disposições da tecnologia como vantagem
percebida (affordances) e sobre as restrições (constraints) (MARKUS; SILVER, 2008;
LEONARDI, 2011), cujos conceitos focam explicitados nas interações não
determinísticas entre as pessoas e as tecnologias utilizadas. Esta tese mostrou quais
foram essas vantagens e restrições e quais foram as implicações delas na rotina da
área de RM da empresa pesquisada. Também abordou como o ambiente inter-
organizacional influencia na dinâmica intra-organizacional da área de RM (Revenue
Management), ou seja, como as externalidades, que são os eventos fora de rotina,
influenciam a prática de gerenciamento de receita (ZORINA; AVISON, 2011). A
importância dada ao tempo das atividades também foi articulada, ao identificar os
tempos objetivos da área de RM como os prazos das tarefas, e o tempo subjetivo, que
descreveu como os analistas interpretam tais prazos (SCHATZKI, 2006; NICOLINI,
2007). Por fim, buscou-se uma maior compreensão de como o perfil analítico dos
analistas de RM emerge da prática de gerenciamento de receita, ao entender que as
relações entre as agências humanas e materiais são “intra-ativas” e geram novos
sujeitos (BARAD, 2003) e se mostra constitutiva.

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