APRENDER SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE COLHEITA DE UMA EMPRESA DE BASE FLORESTAL

Nome: KATIA CYRLENE DE ARAUJO VASCONCELOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANNOR DA SILVA JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Examinador Interno
ANNOR DA SILVA JUNIOR Orientador
MARCIA JULIANA D'ANGELO Examinador Externo
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Examinador Interno
VALCEMIRO NOSSA Examinador Externo

Resumo: Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como o aprendizado da sustentabilidade acontece no contexto das práticas de colheita de uma empresa de base florestal. O interesse pelo tema se justifica pelo fato de que cada vez mais os ambientes de negócios exigem uma visão integrada dos pilares econômico, ambiental e social em suas estratégias e tomadas de decisão e, para isso, as organizações necessitam desenvolver uma visão de longo prazo e de responsabilidade com as gerações futuras, tornando a sustentabilidade condição essencial para o desenvolvimento. Entretanto, os desacordos conceituais sobre o
que é sustentabilidade, seus reais motivos e a sua inoperância são amplamente debatidos e, dentre as várias lacunas existentes para a operacionalização da sustentabilidade, a díade educação e aprendizagem tem sido considerada como central. Embora se identifique o crescimento de estudos que consideram a aprendizagem para a sustentabilidade como um processo social, ainda há a predominância de uma perspectiva instrumental associada a processos de mudança em nível cognitivo e individual. Assim, utilizando a lente dos Estudos Baseados em Prática, argumenta-se nessa tese que o desenvolvimento de pessoas reflexivas,
conscientes, autônomas e responsáveis por um agir sustentável só será possível se o conhecer e o fazer estiverem conectados por práticas estabelecidas em um processo de interação e participação entre os praticantes organizacionais e de forma situada em um entrelaçamento de ambiente, linguagem, mundo social e material. Dessa forma, conduziu-se uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, por meio de estudo de caso único, no contexto das operações de colheita em uma empresa de base florestal que tem a sustentabilidade no núcleo de sua estratégia de negócios. Utilizando-se das narrativas presentes nas entrevistas individuais, questionário com perguntas abertas, observação direta e pesquisa documental, descreveu-se o contexto das operações de colheita florestal, a gênese e os significados da sustentabilidade nesse contexto, bem como as formas pelas quais o conhecimento sobre sustentabilidade é gerado e disseminado. Conclui-se que, para esses profissionais, a sustentabilidade é um conceito de diferentes dimensões,
compreendida principalmente como ações que denotem preocupação com o futuro e com o meio ambiente, sustentadas nos valores de respeito e responsabilidade. Entretanto, esse conceito não é assimilado por todos da mesma forma, mas compreendido e apropriado a partir dos contextos específicos de trabalho. Além disso, identificou-se que o aprendizado da sustentabilidade se dá nesse contexto em uma conjugação dos processos de geração e disseminação de conhecimento
conduzidos pela empresa, prevalecendo uma visão mais instrumental, e nas atividades localizadas nas comunidades ocupacionais, onde, em um processo de construção social, aprendem-se novos modos de trabalho, sustentados por um entrelaçamento de práticas de planejamento e de segurança, promovendo o saber em prática da visão sistêmica, do cuidado, da responsabilidade, da visão integrativa e do olhar para o futuro. Evidenciou-se ainda que todas essas práticas são mediadas pela linguagem, instrumento essencial dessa mediação, e, por meio das
práticas discursivas, esse grupo tem estabelecido alianças, construído conceitos comuns produzindo e reproduzindo práticas que alteram a forma de fazer e de conhecer e, portanto, a forma do aprender.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910