APRENDER SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE COLHEITA DE UMA EMPRESA DE BASE FLORESTAL
Nome: KATIA CYRLENE DE ARAUJO VASCONCELOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/03/2019
Orientador:
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Papel |
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ANNOR DA SILVA JUNIOR | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA | Examinador Interno |
ANNOR DA SILVA JUNIOR | Orientador |
MARCIA JULIANA D'ANGELO | Examinador Externo |
RUBENS DE ARAÚJO AMARO | Examinador Interno |
VALCEMIRO NOSSA | Examinador Externo |
Resumo: Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como o aprendizado da sustentabilidade acontece no contexto das práticas de colheita de uma empresa de base florestal. O interesse pelo tema se justifica pelo fato de que cada vez mais os ambientes de negócios exigem uma visão integrada dos pilares econômico, ambiental e social em suas estratégias e tomadas de decisão e, para isso, as organizações necessitam desenvolver uma visão de longo prazo e de responsabilidade com as gerações futuras, tornando a sustentabilidade condição essencial para o desenvolvimento. Entretanto, os desacordos conceituais sobre o
que é sustentabilidade, seus reais motivos e a sua inoperância são amplamente debatidos e, dentre as várias lacunas existentes para a operacionalização da sustentabilidade, a díade educação e aprendizagem tem sido considerada como central. Embora se identifique o crescimento de estudos que consideram a aprendizagem para a sustentabilidade como um processo social, ainda há a predominância de uma perspectiva instrumental associada a processos de mudança em nível cognitivo e individual. Assim, utilizando a lente dos Estudos Baseados em Prática, argumenta-se nessa tese que o desenvolvimento de pessoas reflexivas,
conscientes, autônomas e responsáveis por um agir sustentável só será possível se o conhecer e o fazer estiverem conectados por práticas estabelecidas em um processo de interação e participação entre os praticantes organizacionais e de forma situada em um entrelaçamento de ambiente, linguagem, mundo social e material. Dessa forma, conduziu-se uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, por meio de estudo de caso único, no contexto das operações de colheita em uma empresa de base florestal que tem a sustentabilidade no núcleo de sua estratégia de negócios. Utilizando-se das narrativas presentes nas entrevistas individuais, questionário com perguntas abertas, observação direta e pesquisa documental, descreveu-se o contexto das operações de colheita florestal, a gênese e os significados da sustentabilidade nesse contexto, bem como as formas pelas quais o conhecimento sobre sustentabilidade é gerado e disseminado. Conclui-se que, para esses profissionais, a sustentabilidade é um conceito de diferentes dimensões,
compreendida principalmente como ações que denotem preocupação com o futuro e com o meio ambiente, sustentadas nos valores de respeito e responsabilidade. Entretanto, esse conceito não é assimilado por todos da mesma forma, mas compreendido e apropriado a partir dos contextos específicos de trabalho. Além disso, identificou-se que o aprendizado da sustentabilidade se dá nesse contexto em uma conjugação dos processos de geração e disseminação de conhecimento
conduzidos pela empresa, prevalecendo uma visão mais instrumental, e nas atividades localizadas nas comunidades ocupacionais, onde, em um processo de construção social, aprendem-se novos modos de trabalho, sustentados por um entrelaçamento de práticas de planejamento e de segurança, promovendo o saber em prática da visão sistêmica, do cuidado, da responsabilidade, da visão integrativa e do olhar para o futuro. Evidenciou-se ainda que todas essas práticas são mediadas pela linguagem, instrumento essencial dessa mediação, e, por meio das
práticas discursivas, esse grupo tem estabelecido alianças, construído conceitos comuns produzindo e reproduzindo práticas que alteram a forma de fazer e de conhecer e, portanto, a forma do aprender.