Formação Continuada? A Aprendizagem de Diretores Escolares do Município de Vitória-ES
Nome: VINÍCIUS MEDINA MÓDOLO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/04/2018
Banca:
Nome | Papel |
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ANIELSON BARBOSA DA SILVA | Examinador Externo |
GELSON SILVA JUNQUILHO | Orientador |
RUBENS DE ARAÚJO AMARO | Examinador Interno |
Resumo: objetivo desta dissertação foi analisar os impactos da política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEME) na aprendizagem gerencial a partir do ponto de vista dos diretores escolares envolvidos nesse processo. Com um suporte teórico de revisões dos conceitos de gestão, gestão escolar, aprendizagem e formação continuada, conduziu-se este trabalho sob uma abordagem qualitativa de pesquisa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas a diretores escolares e a membros da Secretaria Municipal de Educação, realizadas no período compreendido entre agosto e dezembro de 2017. Assim, esta investigação caminhou no sentido de caracterizar o trabalho da gestão escolar, de descrever a operacionalização das ações da política de formação continuada da SEME no triênio 2015-2017 e de entender a influência desse movimento no cotidiano do trabalho de gestão nas escolas de Vitória. Os principais resultados apontam para um processo de formação organizado pela SEME distante da realidade de experiências vividas no dia a dia da escola. Mais do que isso, identificou-se que o movimento de um Fórum de Diretores é um fator importante na aprendizagem desses profissionais como um elemento compensador diante dos problemas estruturais negligenciados pelo Órgão Central. A contribuição da pesquisa se deu, sobretudo, no âmbito da reflexão de uma necessidade de mudança e revisão a respeito dos parâmetros conceituais de formação continuada.