Aprender Sustentabilidade: um Estudo sobre as Práticas no Contexto de uma Empresa de Produtos Florestais

Resumo: Propõe-se neste projeto de pesquisa investigar como a sustentabilidade é praticada e aprendida no contexto de uma empresa de produtos florestais. Diante dos desafios que as organizações possuem para inserir a sustentabilidade em seus negócios, compreender como a sustentabilidade é praticada e aprendida pelos atores organizacionais possibilitará a compreensão de como o aprendizado organizacional se dá ao se constituírem diferentes práticas diárias em diferentes contextos e por diferentes atores organizacionais. Compreende-se neste projeto que a sustentabilidade é de natureza abstrata e multidimensional e que a transição para um modelo de negócios que adote a sustentabilidade como paradigma só será possível se ela estiver inserida no cotidiano das organizações por meio de práticas, possibilitando que os atores organizacionais aprendam coletivamente e estabeleçam significados e assim, legitimem as práticas de sustentabilidade. Nesse sentido, o projeto ancora-se nos estudos da aprendizagem baseado em práticas. Pretende-se conduzir uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa por meio de estudo de caso único, adotando-se como recurso metodológico a triangulação dos dados sendo utilizados como instrumento de coleta a entrevista individual, grupo focal, a observação não participante e a pesquisa documental. A técnica a ser empregada para a análise e interpretação dos dados será a análise textual interpretativa.

Data de início: 22/05/2017
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ANNOR DA SILVA JUNIOR
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910