Economia Criativa e o Papel da Gestão Colaborativa na Produção do Carnaval em Vitória-ES

Resumo: Nas últimas décadas os estudos apontam para o crescimento da economia criativa como uma alternativa de desenvolvimento baseada no conhecimento, na diversidade cultural e na criatividade para geração de valor econômico e simbólico. Neste contexto emerge o Carnaval como um tipo de festival de celebração cultural que movimenta uma extensa cadeia produtiva e articula uma gama enorme de pessoas e organizações vinculados ao Estado, ao Mercado e à Sociedade Civil. Estas características fazem com que o Carnaval seja considerado uma excelente oportunidade para o estudo da gestão colaborativa. Usando como exemplo o Carnaval de Vitória, Espírito Santo, o objetivo deste projeto de pesquisa científica consiste em analisar e compreender como ocorre o processo de colaboração interorganizacional inerente a sua produção do desfile das escolas de samba. Existem quatro variáveis básicas que caracterizam o modelo de gestão colaborativa: (1) as condições iniciais, que nos informam sobre a origem e a pré-história do evento e de seus participantes; (2) o desenho institucional, que nos informa sobre os canais de comunicação e as possíveis formas de interação entre os atores; (3) a liderança facilitadora, que nos informa sobre os protagonistas do evento e sua capacidade de articular a colaboração; e (4) o processo colaborativo em si, que nos informa sobre a construção da confiança entre os atores, o compromisso com o processo e os entendimentos compartilhados sobre os objetivos e os resultados desejados. Para analisar como estas quatro variáveis se desenvolvem na produção do Carnaval em Vitória, o projeto propõem o uso de método de estudo de caso, tendo como técnicas de coleta e análise de dados o uso de documentos, entrevistas e observação, cujos dados serão triangulados, codificados e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Espera-se que ao final do projeto se obtenha uma compreensão sistematizada sobre os limites e as possibilidades da gestão colaborativa na produção de festivais como o Carnaval. Esta compreensão é importante para o próprio desenvolvimento do festival, tendo em vista que as pesquisas na área de gestão de eventos e de festivais mostra que parte significativa do sucesso e fracasso neste campo depende sobretudo de uma gestão adequada dos stakeholders. Ou seja, dos atores que fazem o espetáculo acontecer.

Data de início: 02/02/2015
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador ALEXANDRE REIS ROSA
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