A Indústria Criativa na Produção do Desfile de uma Escola de Samba do Estado do Espírito Santo

Resumo: A indústria criativa envolve interesses de pesquisa que são interdisciplinares, sendo ainda um setor da economia que tem se destacado e se desenvolvido nas sociedades baseadas no conhecimento, além de ocupar posição importante em espaços de produção cultural e consumo. A criatividade é o negócio principal das indústrias criativas, abrangendo atividades como expressões culturais, artes, música, cinema, dentre outras. A despeito do crescente interesse de pesquisadores internacionais pelas indústrias criativas, no Brasil esse foco é incipiente. No Espírito Santo, um ponto de partida para o conhecimento sobre esse setor foi a organização do “Cadernos de Economia Criativa”. No entanto, ainda falta explorar algumas formas de organização tipicamente brasileiras como, por exemplo, as escolas de samba.
Uma escola de samba é por excelência uma organização criativa. A maior parte das atividades realizadas na produção do desfile envolve criatividade, inovação e improviso. Sua cadeia produtiva abrange as indústrias audiovisual, fonográfica, editorial, entretenimento, além da participação de artistas plásticos, coreógrafos, compositores, músicos, dançarinos e uma série de outros profissionais. Além de serem pouco conhecidas pela lente da administração, o que por si só seria um atrativo de pesquisa, as escolas de samba vivenciam há alguns anos a intensificação de investimentos em aspectos visuais do desfile, busca constante de inovação nas apresentações e crescente utilização de tecnologias.
A pesquisa será de caráter qualitativo com o emprego do método do estudo de caso único. Os dados serão coletados por meio de observação não-participante, entrevistas em profundidade e documentos produzidos pelos atores envolvidos na produção do desfile carnavalesco. A busca por mais de uma fonte de dados contribui para um entendimento profundo e rigoroso do problema em questão. Para a análise dos dados, será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática.

Data de início: 24/01/2014
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910