Práticas, representações e significados: (re)construindo vivências cotidianas através das sociabilidades organizacionais

Resumo: As apropriações cotidianas organizacionais são variadas e fogem, muitas vezes, ao planejado anteriormente pelo gestor, o que demanda dele um fundamental conhecimento sobre as dimensões envolvidas na construção dessas práticas e significados com a finalidade de aperfeiçoar o processo de gestão. As práticas que se dão no espaço organizacional remetem a significados vários e, por vezes, inclusive, complementares ou mesmo contraditórios. Muitas organizações vêm mostrando-se como veículos de práticas e representações, de circulação da cultura, meios de sociabilidade. Contemporaneamente, o fenômeno se intensifica, o que se torna visível através da união entre lazer, cultura e consumo, que faz com que esses elementos estejam cada vez mais inseparáveis em nosso cotidiano, constituindo hábitos, práticas e significados. Por meio da identificação e análise de tais elementos simbólicos e de seu entrecruzamento com as diferentes sociabilidades organizacionais, é possível compreender como se dá a construção do cotidiano organizacional.
Tais análises levam a um novo pensar sobre a gestão dessas organizações, uma vez que essa gestão precisa ser contextualizada às práticas contemporâneas, entendendo as sociabilidades organizacionais como importantes referenciais no momento da tomada de decisão organizacional. É importante entender, por exemplo, que o processo de construção dos laços sociais contemporâneos se dá de maneira ambígua e complexa, demandando do gestor novas respostas ao pensar as organizações em que se constroem tais laços. A relação com os clientes precisa ser pensada para além do mero consumo, da mesma forma que os funcionários precisam estar preparados para agir nessa realidade com treinamento qualificado. O próprio espaço precisa ser repensado, e todas essas questões precisam ser equacionadas com a questão da sustentabilidade financeira organizacional.

Data de início: 18/04/2013
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador LETICIA DIAS FANTINEL
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910