A Relação Entre o Comércio e Serviços da Rua, Qualidade de Vida e Place Brand de microrregiões: Um Estudo sobre Atratividade em regiões metropolitanas no Brasil

Resumo: Esta é uma pesquisa multidisciplinar sobre desenvolvimento de microrregiões urbanas e atratividade varejista, pois lança um olhar para os bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória a partir da análise comparativa entre os aglomerados da região. O objetivo é analisar o efeito da interação entre os atributos do aglomerado varejista, o nível de “City Love” e o bem-estar dos moradores da vizinhança no desenvolvimento do bairro e atratividade do aglomerado. Ao fim das análises empíricas, os estudos realizados neste projeto contribuirão para o entendimento da relação de causa e efeito entre o desenvolvimento urbano da região em que se encontra o aglomerado varejista e a atratividade do aglomerado. Essas relações serão discutidas pelo prisma do desenvolvimento urbano e estratégia varejista, especificamente os estudos de localização e geomarketing (Toumi e Cliquet, 2023), desenvolvimento urbano (Kourtit et al., 2020; Kourtit, 2021; Kourtit et. al., 2022) e atratividade do aglomerado varejista (Teller, Reutter, 2008; Teller et. al., 2010; Teller, Elms, 2012; Alexander et. al., 2020). Assim, o estudo terá como base teórica: “Central Place Theory, “Place Attachment”, “City Love”, “Urbanometrics” e Desenvolvimento Urbano e a tecnologia (Shi et. al, 2020).
As cidades sofreram expansão das suas regiões metropolitanas devido à vários fatores, que independente das distinções do que foi mais preponderante em diferentes países, é certo que um dos pontos centrais para entender a capacidade de regiões antigas ou novas se desenvolverem de forma sustentável tem relação com o varejo e os serviços prestados nas ruas, principalmente aqueles que são ofertados nos aglomerados varejistas. Assim, o comércio nas cidades e centros urbanos experimentou forças de aglomerações de varejo e serviços descentralizadas, como shopping centers e, mais recentemente, de canais online (Jones & Livingstone, 2018), além das propostas de moradia em condomínios ao redor das grandes cidades.
Considerando as populações de menor poder aquisitivo, muitas cidades no Brasil, planejaram bairros fora das regiões centrais, o que diminui os custos dos aluguéis, mas diminui o bem estar dessas populações na medida em que elas não têm acesso a todos os serviços necessários e empregos próximos da sua residência.
Este estudo tem como objetivo contribuir para a literatura atual de varejo e planejamento urbano, por meio de um estudo aplicado à Região Metropolitana de Vitória, demonstrando que as adversidades presentes nas cidades que compõem Regiões Metropolitanas contribui para a atratividade dos aglomerados satélites na medida em que o aglomerado varejista aumente o bem estar da vizinhança e desenvolva 'place attachment'. O pressuposto do estudo é que exista uma relação positiva entre a atratividade, bem estar e o 'place attachment' da região. Assim, aglomerados varejistas periféricos (satélites) caracterizados pelo varejo de bairro, cuja interação frequente entre consumidores e varejistas durante os encontros de atendimento contribui para a geração de relações amistosas entre os diversos stakeholders, gerando um sentimento de pertença e orgulho de lugar que potencia as percepções individuais de bem-estar e, consequentemente, contribuindo para um sentido de comunidade que torna o local mais atrativo enquanto destino turístico, comercial e residencial. Assim, a atratividade do aglomerado varejista influencia o desenvolvimento sustentável da microrregião. O desenho de pesquisa será multimétodo, pois além de um survey aplicado in loco para moradores da vizinhança dos aglomerados e a análise de dados demográficos, econômicos e urbanos por meio de modelagem espacial e geomarketing.

Data de início: 02/02/2025
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador MARCELO MOLL BRANDÃO
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