Envelhecimento e carreira: um estudo sobre a adaptabilidade de carreira em profissionais mais velhos

Resumo: Discute-se neste projeto de pesquisa o processo de mudança da estrutura etária brasileira que tem provocado consequências econômicas, socioculturais e organizacionais no contexto das relações de trabalho. Dentre as consequências chama a atenção o envelhecimento da força de trabalho em um contexto social que ao mesmo tempo valoriza a experiência e discrimina os trabalhadores mais velhos em razão de estereótipos relacionados a incapacidade, lentidão e obsolescência. Teoricamente, serão articulados a literatura sobre envelhecimento e a Teoria da Construção de Carreira (TCC). A TCC propõe que o indivíduo constrói ativamente a sua carreira, atribui significados às suas ocupações e escolhas profissionais, assim como se adapta ao ambiente. Com isso, a TCC busca compreender a carreira como um processo subjetivo, construtivo, ativo, adaptativo, contextual, cultural e social. Dentre os principais conceitos da TCC está a adaptabilidade de carreira que é definida como um conceito psicossocial que evidencia os recursos ou capacidades do indivíduo para lidar com tarefas de desenvolvimento profissional, transições ou traumas nos papeis ocupacionais. Ao abordar as temáticas envelhecimento e adaptabilidade de carreira, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo central investigar como o envelhecimento influencia a adaptabilidade de carreira dos profissionais mais velhos que trabalham em Instituições de Educação Superior (IES) públicas. Optou-se por investigar as IES por abarcarem duas carreiras distintas: administrativa e docência. Com isso, será possível analisar num único contexto, as possíveis semelhanças e diferenças na adaptabilidade de carreira entre essas duas categorias profissionais. Metodologicamente, o projeto de pesquisa se configura como um estudo de natureza qualitativa. Serão utilizadas entrevistas narrativas e entrevistas semiestruturadas com a população de interesse. Os dados serão analisados por meio de análise do discurso. Optou-se pela análise do discurso voltada para a teoria do ato da fala, para a etnometodologia e para a análise da conversação, com ênfase no discurso como forma de ação. Espera-se que esse projeto de pesquisa possa contribuir para o aprofundamento de um corpo teórico relativamente novo no mundo acadêmico e para as relações de trabalho que envolvem profissionais mais velhos no contexto da educação superior brasileira.

Data de início: 01/06/2021
Prazo (meses): 72

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA
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