Estratégia como prática na produção do desfile de uma escola de samba

Nome: ANA CAROLINA JULIO DA SILVA ANDRADE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Examinador Interno
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS Orientador
MARCELO DE SOUZA BISPO Examinador Externo

Resumo: A presente dissertação se propõem a analisar a organização das práticas estratégicas da produção do desfile de uma escola de samba. Para compreender esses fenômenos utilizei a epistemologia de Schatzki e a perspectiva da EPS como minha base teórica. A fim de alcançar
o objetivo geral, realizei esta pesquisa por meio da triangulação entre observação participante, entrevistas, pesquisa documental e imagens/fotografias. Ressalto que a pesquisa está delimitada à análise da produção do desfile da Unidos de Jucutuquara, uma escola de samba
de Vitória/ES. Em relação à análise e interpretação dos dados, empreguei o procedimento de análise de conteúdo temático a posteriori. Os resultados apontam que o fazer estratégia da Jucutuquara (ilustrado por meio das categorias temáticas que emergiram da análise dos dados)
se desdobrou em torno de atividades centrais, envolvendo múltiplos atores, fazeres e dizeres, regras, entendimentos e teleoafetos. No carnaval atual, espera-se que as escolas tenham fantasias e alegorias bonitas, bem feitas, esteticamente bem apresentadas. Afinal, um
desfile só é considerado bom quando a escola traz luxo para avenida, impactando visualmente o público e, principalmente, os jurados. Os integrantes da Jucutuquara (enquanto praticantes do fazer estratégia) souberam lidar com restrições financeiras e de tempo, tiveram um senso estético refinado, foram criativos, flexíveis, capazes de improvisar, souberam como utilizar materiais mais simples e baratos, ou, até mesmo, de desfiles anteriores, foram hábeis em combinar cores e zelosos com o acabamento de carros e fantasias. Assim, o entendimento, o know-how de cada um desses integrantes em relação a como as práticas carnavalescas acontecem no carnaval capixaba foi fundamental para todo o fazer estratégia da escola,garantindo o vice-campeonato. A dimensão estética da estratégia, tão marcante no contexto da produção carnavalesca, também é um aspecto que pode ser extrapolado para outros contextos organizacionais. Por meio da estética (de aspectos visuais, por exemplo) é possível mobilizar
pessoas.

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