PROCESSOS de Inteligência Competitiva na Produção de Informações Estratégicas: um Estudo de Caso.
Nome: GUSTAVO DEBORTOLI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/12/2002
Orientador:
Nome | Papel |
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MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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MARCEL OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA | Orientador |
ROSA TEREZA MOREIRA MACHADO | Examinador Externo |
Resumo: A busca pela obtenção de vantagens competitivas como recurso estratégico para enfrentar ambientes turbulentos e em estado de permanente mudança tem causado sensíveis transformações na forma como as organizações se relacionam com seu ambiente. A adoção instrumentos capazes de antecipar tendências e detectar ameaças e oportunidades adquire, portanto, importância fundamental. Nesse contexto, os processos de inteligência competitiva apresentam-se como ferramenta de suporte ao processo decisório, reduzindo a incerteza e o tempo de reação das ações estratégicas organizacionais. No presente trabalho, são apresentados os principais aspectos teóricos sobre os processos de inteligência competitiva (IC), e discutidos alguns aspectos do processo decisório. Em seguida, com base nesse referencial teórico, desenvolve-se uma análise das atividades de inteligência competitiva praticadas em uma empresa capixaba de consultoria e pesquisa de mercado, a FUTURA Consultoria e Pesquisa. Averiguam-se suas práticas processuais de aquisição, processamento e disseminação da informação, bem como as práticas e relações informacionais existentes entre o grupo de profissionais envolvidos no processo de produção da informação estratégica. Os principais resultados obtidos apontam para uma urgente necessidade de adaptação processual, no sentido de privilegiar a etapa de agregação de conhecimentos, buscando aumentar a qualidade do produto final e reordenar seu posicionamento estratégico para o alcance dos objetivos estabelecidos.