ORGANISING SPATIALITIES: TUPINIKIM ETHNICITY THROUGH CHILDHOOD PRACTICES
Nome: SÂMELA PEDRADA CARDOSO
Data de publicação: 13/11/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA | Presidente |
| CAROLINE RODRIGUES SILVA | Examinador Externo |
| LETICIA DIAS FANTINEL | Examinador Interno |
| MARTINIANO SARDEIRO DE ALCANTARA NETO | Examinador Externo |
| ROMULO GOMES | Examinador Externo |
Resumo: Com base em perspectivas decoloniais do Sul Global, esta tese investiga como as
infâncias tupinikins produzem espacialidades na aldeia indígena de Caieiras Velhas, localizada
em Aracruz, Espírito Santo. A etnicidade Tupinikim — uma das mais de 300 existentes no
Brasil — é reconhecida apenas nessa região, o que torna o território fundamental para sua
reprodução cultural. Em vez de compreender o espaço como mera localização geográfica ou
cenário neutro, esta pesquisa evidencia as práticas culturais ancestrais e coloniais que
constituem e organizam o cotidiano Tupinikim. A cosmologia Tupinikim é convocada para
transcender a dicotomia entre natureza (território) e cultura (etnicidade), mostrando que,
embora espacialidades possam ser reproduzidas fora da aldeia, elas são socialmente
construídas na, pela e para a aldeia. Metodologicamente, a pesquisa se baseia em uma
etnografia realizada entre 2024 e 2025, envolvendo observação participante, entrevistas semi-
estruturadas, conversas informais e a participação da pesquisadora em festividades e
organizaçes locais. Ao centralizar a infância indigena, o estudo contribui para os Estudos
Organizacionais em três frentes: (1) afirma a etnicidade como produtora de espacialidades, (2)
reconhece a agência infantil como força organizativa, e (3) problematiza a colonialidade como
violência ontológica, epistemológica e afetiva. Por fim, a tese também propõe um avanço
metodológico ao refletir criticamente sobre etnografia afetiva e sua relaço com povos
originários.
