Carreira Docente na Pós-Graduação: um estudo sobre o impacto do envelhecimento na adaptabilidade de carreira e no desenvolvimento de respostas adaptativas em docentes na pós-graduação

Nome: VANESSA CARLA DE FREITAS

Data de publicação: 30/09/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
IURI NOVAES LUNA Examinador Externo
KÁTIA CYRLENE DE ARAUJO VASCONCELOS Examinador Externo
MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO Examinador Externo
MARIANA RAMOS DE MELO Examinador Externo
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Presidente

Resumo: Esta tese investiga a influência do envelhecimento na adaptabilidade de carreira e no desenvolvimento de respostas adaptativas em docentes de pós-graduação. A pesquisa justifica-se pela crescente longevidade da população e seus impactos no mundo do trabalho, particularmente no ensino superior, em que o doutorado frequentemente leva a uma carreira mais longa. Este estudo buscou compreender como os docentes navegam pelas demandas da profissão à medida que envelhecem, considerando os desafios e as transformações inerentes a esse processo. A Teoria da Construção de Carreira (TCC) de Savickas foi utilizada como lente teórica, permitindo a análise da carreira como um processo individual e socialmente construído, por meio dos significados atribuídos às experiências profissionais. O processo de adaptação de carreira, abordado pela TCC, envolve os recursos e estratégias individuais para gerenciar mudanças, transições e contingências relacionadas à carreira. Esse processo abrange adaptabilidade (traços de personalidade relacionados ao enfrentamento de mudanças), adaptabilidade de carreira (capacidade de se ajustar às condições de trabalho em evolução), respostas adaptativas (estratégias para gerenciar tarefas e transições de carreira) e adaptação (alcançar um equilíbrio entre necessidades individuais e oportunidades de carreira). A metodologia adotada é qualitativa, empregando técnicas de coleta de dados, como entrevistas em linha do tempo, entrevistas semiestruturadas e autoconfrontação. Participaram 24 docentes de pós-graduação de uma instituição federal pública de ensino superior, pertencentes a diferentes Campi e regiões da unidade federativa, com 55 anos ou mais. Os dados foram ponderados por meio de análise de conteúdo e análise narrativa. Os resultados revelam que o envelhecimento influencia positivamente a adaptabilidade da carreira e o desenvolvimento de respostas adaptativas. A experiência acumulada ao longo da vida profissional aumenta a capacidade dos docentes de navegar pelos desafios e transformações da carreira, promovendo um equilíbrio entre o trabalho e as demandas da vida pessoal. Assim, a pesquisa compreendeu que o envelhecimento quando compreendido, respeitado e visto como um período natural da vida, esse fortalece e favorece a capacidade de adaptação e as respostas adaptativas. Por outro lado, quando o envelhecimento é associado a perdas e aspectos desfavoráveis, essa percepção compromete o desenvolvimento tanto da adaptabilidade de carreira quanto das respostas adaptativas. O estudo destaca a importância de refletir sobre a carreira docente no contexto do envelhecimento, valorizando a experiência e o conhecimento acumulados por profissionais mais velhos. As contribuições da pesquisa abrangem domínios acadêmicos, metodológicos e sociais, oferecendo subsídios para a gestão de recursos humanos em instituições de ensino e a formulação de políticas que promovam o envelhecimento profissional saudável e produtivo.

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