O ESTRATEGIZAR E O DESIGN THINKING NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO DE CASO DE UM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DE UM ESTADO DA REGIÃO SUDESTE,
Nome: MARGARETH DE SOUZA COSTA
Data de publicação: 11/07/2025
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ALEXANDRE REIS ROSA | Examinador Interno |
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA | Presidente |
CESAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS | Examinador Interno |
LUDMILLA MEYER MONTENEGRO | Examinador Externo |
MARIA CONCEIÇÃO MELO SILVA LUFT | Examinador Externo |
Resumo: Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é compreender o fazer estratégia como prática social e o design thinking para os praticantes externos envolvidos em uma iniciativa de um laboratório de inovação de um Estado da Região Sudeste. No tocante à estratégia como prática, esta tese se torna relevante na medida em que analisa as práxis e as práticas realizadas pelos praticantes desse dado contexto organizacional. Já com relação à inovação no setor público, o entendimento das iniciativas dos atores oportuniza o agir e o interagir entre eles, o que possibilita gerar inovação. Com relação aos laboratórios de inovação, é válida a tentativa de investigar e explorar o contexto que alicerça um fenômeno recente e que, por meio de atividades contextualizadas do design thinking, busca resolver os wicked problems do setor público. Foi possível conduzir um estudo de caso qualitativo em que emergiram nomenclaturas voltadas à estratégia como prática, a saber rotinas estratégicas, problemas e soluções para os praticantes, bem como a colaboração estratégica e a inovação para esses praticantes. Para tanto, foram utilizadas doze entrevistas semiestruturadas envolvendo a caracterização dos doze praticantes externos e os processos de trabalho nos contextos investigados em que estão inseridos, bem como foram analisadas as iniciativas propostas por esse laboratório de inovação investigado. Além disso, foram analisados os problemas complexos nos contextos investigados. Por fim, foram analisados e discutidos o estrategizar nos contextos investigados. Os dados analisados permitiram avanços no tocante à estratégia como prática e à inovação. A síntese dos resultados indica que o estrategizar é um constante processo dinâmico que envolve a negociação de diversos interesses e atores institucionais. Ademais, esses atores institucionais respondem com suas diferentes expectativas, objetivos e influências nas tomadas de decisão. De todo modo, foi possível observar que o estrategizar atua em constante evolução, moldado pelas ações e pelas interações cotidianas organizacionais. No que se refere ao laboratório de inovação, foi compreendido como facilitador de práticas colaborativas que promovem a implementação de soluções para o setor público. Por outro lado, evidencia-se a necessidade de esse laboratório de inovação assumir um papel mais ativo para se articular com um quantitativo maior de Secretarias no âmbito desse Estado investigado, com o intuito de ampliar o seu alcance institucional e fortalecer as Secretarias com mais práticas inovadoras no setor público. No que concerne à inovação, foi possível entender que torna o setor público mais eficiente, transparente e capaz de enfrentar os problemas complexos de forma criativa e colaborativa. Evidenciou-se, ainda, que outras pesquisas ou até mesmo um novo investimento no campo podem estabelecer uma conexão entre os atores que atuam de forma indireta e aqueles que interagem diretamente com o laboratório de inovação investigado. Esse aprofundamento pode permitir uma melhor compreensão dos problemas complexos das Secretarias e até mesmo as razões de não haver uma atuação de forma equitativa em todas as Secretarias do Estado Alfa por parte desse laboratório de inovação. No mais, espera-se que essas contribuições auxiliem praticantes, instituições tanto no setor público quanto no setor privado e acadêmicos a explorarem novos caminhos da estratégia como prática e da inovação em contextos organizacionais.