A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS ITAPINA
Nome: DRIELY GUIDONI DE CHRISTO
Data de publicação: 02/12/2024
Banca:
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Papel |
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ANNOR DA SILVA JUNIOR | Presidente |
KATIA CYRLENE DE ARAÚJO VASCONCELOS | Examinador Externo |
MARIANA RAMOS DE MELO | Examinador Externo |
Resumo: A presente dissertação realizou um estudo qualitativo no curso de Licenciatura em Pedagogia
do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Itapina, com o objetivo de analisar a
adoção de metodologias ativas pelos docentes no curso. Conceitualmente, foram abordadas as
metodologias ativas e o ensino superior em Pedagogia. A pesquisa utilizou o método de estudo
de caso, com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas
com 13 docentes do curso que lecionaram em 2024/1. Os dados foram examinados por meio de
análise de conteúdo. Os resultados indicam que, embora as metodologias ativas sejam
reconhecidas pelos docentes, sua implementação ainda enfrenta desafios, especialmente,
relacionados à formação, ao tempo de planejamento e à resistência de alguns professores e
alunos, que encontram dificuldades para se adaptar a essas práticas inovadoras. No entanto,
essas metodologias demonstram potencial para promover um ensino mais dinâmico e interativo.
Conclui-se que o apoio institucional e a formação continuada são essenciais para consolidar o
uso dessas práticas, contribuindo para a melhoria da educação superior e a democratização do
ensino no Brasil. A pesquisa oferece ao Ifes uma ferramenta que auxilia os tomadores de
decisão a desenvolver novas estratégias de ensino, além de promover a qualificação docente e
a adoção de metodologias ativas. Ademais, essa iniciativa pode contribuir para a formulação de
políticas públicas voltadas à educação superior, ampliando as oportunidades de democratização
do ensino no Brasil por meio da criação e implementação de novas estruturas universitárias.