Burnout e conflito trabalho-família: um estudo com docentes do Instituto Federal do Espírito Santo.

Nome: VAGNER MARIANO DE SIQUEIRA

Data de publicação: 02/12/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANNOR DA SILVA JUNIOR Presidente
KATIA CYRLENE DE ARAÚJO VASCONCELOS Examinador Externo
MARIANA RAMOS DE MELO Examinador Externo

Resumo: A abordagem deste estudo refere-se à relação bidirecional entre os níveis de bur-
nout e o conflito trabalho-família/família-trabalho entre docentes do Instituto Federal
do Espírito Santo (Ifes). Busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: qual a
relação entre os níveis de burnout e conflito trabalho-família/família-trabalho nos do-
centes do Instituto Federal do Espírito Santo? O objetivo geral desta pesquisa é in-
vestigar a relação entre os níveis de burnout e conflito trabalho-família/família-
trabalho nos docentes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Para alcançar
esse objetivo, delinearam-se quatro objetivos específicos: identificar o nível de bur-
nout junto aos docentes do Ifes; caracterizar o nível do conflito trabalho-
família/família-trabalho junto aos docentes do Ifes; analisar a influência dos fatores
sociodemográficos na relação entre burnout e o conflito trabalho-família/família tra-
balho junto aos docentes do Ifes; e relatar a relação entre os níveis de burnout e o
conflito trabalho-família/família-trabalho junto aos docentes do Ifes. O método utili-
zado foi uma abordagem quantitativa com aplicação de questionários online, com-
postos por três blocos: sociodemográfico, burnout (CESQT) e conflito trabalho-
família (CTF). A amostra foi composta por 155 docentes de diferentes campi do Ifes.
Os resultados revelaram níveis preocupantes de desgaste psíquico, com influência
significativa de variáveis como idade, carga horária e tempo de serviço. As conclu-
sões mostraram que estratégias institucionais voltadas ao equilíbrio entre vida pro-
fissional e pessoal são fundamentais para prevenir o esgotamento emocional e pro-
mover um ambiente educacional sustentável. Este estudo contribui ao ampliar o de-
bate acadêmico sobre saúde ocupacional e ao sugerir ações que podem ser aplica-
das no contexto das instituições federais de ensino.

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