COMUNICAÇÃO DOS GASTOS DE MARKETING E MERCADO DE AÇÕES: O IMPACTO DA CREDIBILIDADE DA MÍDIA E DA RECOMENDAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PREÇO DA AÇÃO

Nome: ANANDA BARCELOS BISI

Data de publicação: 15/08/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EVANDRO LUIZ LOPES Examinador Externo
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Examinador Interno
HELIO ZANQUETTO FILHO Examinador Interno
MARCELO MOLL BRANDAO Presidente
OTAVIO BANDEIRA DE LAMÔNICA FREIRE Examinador Externo

Resumo: Esta tese teve como objetivo compreender as condições que influenciam a percepção de preço da ação por parte do investidor ao receber uma comunicação informando sobre o gasto de Marketing da empresa, no que diz respeito à mídia em que a comunicação é divulgada e ao engajamento do próprio investidor ciente da comunicação. Visando cumprir esse objetivo foram realizados dois estudos com metodologia experimental, possibilitando estabelecer relação de causa-efeito. Foram manipulados o gasto de Marketing (alto/baixo) e a credibilidade da mídia (alta/baixa) para observar a diferença de impacto na percepção de preço da ação. As hipóteses propostas foram testadas por meio de regressão, utilizando o software SPSS e a extensão Macro PROCESS. Foram testadas tanto a relação direta das ações de Marketing no desempenho da empresa, quanto a relação indireta envolvendo os ativos de Marketing (EDELING; FISCHER, 2016), sendo as condicionantes identificadas no estado da arte da interface Marketing-Finanças Comportamentais. Os estudos demonstraram que apenas as comunicações divulgadas em mídias reconhecidas por terem uma credibilidade acima da média são capazes de influenciar o investidor a se engajar com a empresa e recomendar a ação. Indicaram ainda que, ao recomendar a ação, esse investidor reconhece seu potencial de influenciar no valor da empresa e percebe a valorização da ação por meio da alteração de preço. O estudo contribui para responder um gap que tem sido apontado tanto na literatura quanto na prática gerencial: comprovar o impacto das ações de Marketing na criação de valor gerada ao acionista e as condicionantes capazes de influenciar nessa relação. Como contribuição teórica tem-se o conhecimento do impacto das condicionantes advindas da Comunicação e da Finanças Comportamentais na criação de valor ao acionista. E como contribuição prática, ganha empresa: ao conhecer mais sobre o comportamento do investidor, ganha investidor: ao conhecer mais sobre a criação de valor ao acionista e a variação de preço da ação, e ganha mercado: ao conhecer mais sobre o potencial da mídia em interferir na assimetria informacional.

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