A VITRINA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DA
RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E CONSUMIDORES

Nome: ADRIANA TEIXEIRA TRANCOSO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/04/2007

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Examinador Externo
SÉRGIO ROBERT DE SANT´ANNA Orientador
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno

Resumo: A vitrina é um instrumento do qual se faz uso nos pontos de venda para a demonstração
do produto, do conceito e da marca da empresa. Constrói-se por meio dela um
cenário com o intuito de fazer com que as pessoas se identifiquem com o que está
sendo concebido naquele ambiente, despertando o interesse e estimulando o desejo
pelo consumo. Neste contexto, as vitrinas foram escolhidas como objeto de estudo
desta pesquisa, tendo como objetivo central identificar e analisar a relação empresaconsumidor
mediada pela vitrina, de forma a compreender como esta relação é
construída. A pesquisa se justifica principalmente por trazer uma contribuição aos
estudos das relações entre empresas e consumidores, podendo estimular a reflexão
sobre a diversidade de estratégias de persuasão, cujo propósito é induzir o consumidor
à compra dos produtos ofertados. Propôs-se desenvolver uma pesquisa qualitativa, de
natureza fenomenológica, preocupando-se com a descrição do fenômeno e análise de
suas características. O estudo realizado se baseou em observação não-participativa,
pesquisa bibliográfica, entrevistas com atores participantes do processo e fotografias
como recurso de apoio. Para alcançar o objetivo proposto, no intuito de olhar para
a vitrina de uma forma diferente das tradicionais metodologias utilizadas na área da
Administração, tomou-se como referência estudos na área da semiótica greimasiana.
A pesquisa permitiu identificar algumas estratégias de manipulação utilizadas pela
empresa estudada e, a partir destas, compreendeu-se que a vitrina não necessita
fazer uso de elementos lúdicos ou decorativos para atrair a atenção do passante.
Pôde-se verificar que os produtos expostos também são atores naquele espaço
envidraçado, e por si mesmos, são capazes de atrair os consumidores. Neste caso, o
resultado dependia portanto, das características destes produtos, da forma como são
apresentados, da boa visibilidade dos mesmos, e da identificação do seu público-alvo
com a moda apresentada na estação.

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