O TRABALHO EM LOJAS DE VAREJO DE SHOPPING CENTER SOB A ÓTICA DA TEORIA DA PSICOLOGIA DO TRABALHAR
Nome: LEÔNI MONGIN BOASQUEVISQUE
Data de publicação: 02/09/2024
Banca:
Nome | Papel |
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ALLINE ALVES DE SOUSA | Examinador Externo |
FERNANDA MENDES PIRES | Examinador Externo |
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA | Presidente |
Resumo: Esta dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é compreender a
experiência do trabalhar de vendedores de lojas de varejo de shopping centers, sob a ótica
a Teoria da Psicologia do Trabalhar (TPT) (BLUSTEIN 2006; DUFFY et al., 2016a),
considerando as restrições econômicas, marginalizações, volição e acesso ao trabalho
decente. Participaram por meio de entrevista semiestruturada (BAUER; GASKEL, 2002;
FLICK, 2008; BRINKMANN, 2015) 15 vendedores de diferentes lojas localizadas em
um shopping center da região metropolitana do Espírito Santo. Os dados foram
submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 1979; COLBARI, 2014) e resultaram em
quatro categorias para análise: Trajetória Pessoal; Marcadores Sociais; Contexto de
Shopping Center; e Resultados e Impactos do Trabalhar. Após análise dos dados,
observou-se que as marginalizações sociais e as restrições econômicas, desde a infância
até a vida adulta, tiveram efeito negativo na volição dos indivíduos durante toda a sua
carreira. Em decorrência disso, esses trabalhadores são levados a trabalhar no shopping
center buscando sanarsuas necessidades de sobrevivência e poder, mas deparando-se com
longas jornadas de trabalho, pouco tempo de descanso e insegurança. Dessa forma, são
contribuições deste estudo a investigação das relações de trabalho nos shopping centers,
contexto pouco explorado pela Administração; a ampliação da compreensão da TPT no
contexto brasileiro e em uma perspectiva qualitativa. Além disso espera-se contribuir, no
contexto prático, com o fomento do debate e de reflexões acerca dos obstáculos na
carreira no varejo de shopping centers entre trabalhadores e empregadores