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O ORGANIZAR DA FORMAÇÃO DO GOSTO E AS PRÁTICAS, COTIDIANAS DE INFLUÊNCIA: UMA ECONOMIA DE CONTEÚDOS E COMUNIDADES DIGITAIS

Nome: ARTHUR LOPES AZEVEDO

Data de publicação: 05/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Examinador Interno
CLAUDIA SIMONE ANTONELLO Examinador Externo
EDUARDO PAES BARRETO DAVEL Examinador Externo
LETICIA DIAS FANTINEL Presidente
MARCELO DE SOUZA BISPO Examinador Externo

Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender a atuação do afeto nas práticas situadas
de formação do gosto de amadores e como estes podem, dentro de uma comunidade
organizada em torno de um gosto, tornar-se tastemakers. Para atingir tal objetivo, desenvolvi
uma pesquisa qualitativa em torno de quatro criadores de conteúdos que atuam nas mídias
YouTube, Instagram e X. Eles foram aqui entendidos como intermediários culturais, ou seja,
tastemakers em uma comunidade organizada em torno de um mesmo gosto. Para tanto,
mobilizei um quadro teórico que relaciona teorias das práticas, teorias acerca da formação do
gosto e teorias acerca do afeto, adotando uma perspectiva epistemológica das práticas e uma
perspectiva ontológica relacional. Este quadro foi utilizado para analisar dados produzidos a
partir de uma pesquisa etnográfica em um continuum online/offline de mídias sociais,
envolvendo o uso da flânerie, técnica observacional que permite transitar por diversas mídias
e contextos online e offline, a condução de uma entrevista semiestruturada com o criador de
conteúdos Lucas Maia, do canal Refúgio Cult, e pesquisa de métodos visuais para analisar
conteúdos desenvolvidos pelo entrevistado. Tais dados foram analisados utilizando a análise
etnográfica, sendo ela norteada pela técnica de análise em espiral, resultando em três
categorias definidas a posteriori: tastemaking, tastemaker e comunidade. Cada uma delas foi
debatida em um eixo analítico, de forma a entrelaçar dados e teoria na construção de
conceitos que chamei de linguagem amadora, linguagem de tastemaker e economia de
conteúdos e comunidades digitais. Este movimento me permitiu desenhar tal economia,
analisando os afetos relacionais que atuam na emergência e manutenção dos vínculos entre
sujeito e objeto do gosto, bem como as relações micropolíticas que marcam a ocupação de
uma posição de tastemaker em uma comunidade organizada em um contexto de mídias
sociais. A tese contribui teoricamente com a integração das abordagens pragmática e
bourdieusiana do gosto, ao trabalhar em conjunto a emergência e manutenção dos vínculos, o
processo de formação do gosto e uma dinâmica relacional de capitais junto ao conceito de
tastemaker e as dimensões políticas de comunidades e dos afetos. Usa ainda o conceito de
momentos de arrepios visando contribuir especificamente com a abordagem pragmática ao
endereçar os elementos espaço-temporais, contextuais e situados que impactam no gosto.
Metodologicamente, a tese ainda contribui com o uso da flânerie enquanto técnica de
produção de dados em ambiente digital.

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