OS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS E O DESEMPENHO ESCOLAR:
UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROCESSO DE EXPANSÃO DO
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Nome: ANDERSON CHAGAS RAMOS
Data de publicação: 29/08/2024
Banca:
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Papel |
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ADONAI JOSE LACRUZ | Examinador Interno |
BRUNO DE ALMEIDA VILELA | Presidente |
JOÃO PAULO CALEMBO DE MENEZES | Examinador Externo |
Resumo: O presente estudo analisa os resultados das avaliações de larga escala do
ensino federal no Espírito Santo entre 2009 e 2022. Com base nos indicadores
das cidades onde estão localizadas as escolas, busca-se identificar os fatores
sociodemográficos que mais se relacionam com o desempenho médio dos
alunos. Considerando que o ensino público federal tem uma boa repercussão
em termos de qualidade e que são reconhecidas dentro e fora do Brasil, foi
observado ao longo dos últimos 15 anos um aumento significativo de alunos em
virtude do programa de expansão da rede federal. Com isso, o incremento das
matrículas, através da criação de novas unidades de ensino, ampliou a sua
estrutura física propiciando um maior acesso ao ensino técnico, vinculado ao
ensino médio, principalmente nas localidades do interior. Todo este empenho
visou a ampliação do direito à educação e uma melhor formação da sociedade
brasileira em uma rede escolar reconhecida pela sua qualidade. A partir disso,
esta pesquisa analisou como ocorreu essa expansão, demonstrando os critérios
para o estabelecimento de novas unidades e avaliou o desempenho médio dos
alunos nesse processo a partir da análise das avaliações de larga escala
promovidas pelo INEP através do ENEM. A partir dos resultados encontrados foi
possível identificar que existem fatores sociodemográficos dos municípios que
se relacionam com o desempenho médio das notas dos alunos por meio da
aplicação de métodos estatísticos. Com isso foi possível elaborar um modelo
que permite avaliar os municípios para a construção de novas unidades
escolares a partir de uma projeção de desempenho baseado nos resultados das
escolas atuais. A pesquisa se delimitou ao estado do Espírito Santo no período
de 2009 a 2022. Assim, através das informações obtidas, a pesquisa possibilita
o aperfeiçoamento dos processos de escolha dos melhores locais para a
instalação de novas escolas