INCLUSÃO SOCIODIGITAL PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS EM MEIO A PANDEMIA DE COVID 19: A EXPERIÊNCIA NO IFES -CAMPUS IBATIBA COM A UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL.

Nome: DANYLLO RODRIGUES DE AMORIM

Data de publicação: 23/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELOISIO MOULIN DE SOUZA Presidente
JOSÉ BOHLAND FILHO Examinador Externo
SUSANE PETINELLI SOUZA Examinador Interno

Resumo: Conforme as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm sido
disseminadas de forma desigual pelo mundo, surgiram debates sobre inclusão e
exclusão digital, relacionando estes termos com a inclusão social. Nesse contexto,
surge o conceito da inclusão sociodigital, que trata das ações voltadas não apenas
para a infraestrutura e o acesso, mas também para a ascensão social dos indivíduos.
Em 2020, os impactos causados pela pandemia de COVID-19 afetaram o mundo em
vários aspectos, especialmente na educação, onde as atividades presenciais foram
substituídas emergencialmente por atividades não presenciais e à distância. No
entanto, nem todos os alunos dispõem das mesmas condições de acesso e utilização
dos recursos tecnológicos, evidenciado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) –
Campus Ibatiba, onde as dificuldades de condições e limitações de acesso,
principalmente em áreas rurais e as periféricas, dificultaram a adaptação durante o
período pandêmico. Esta pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório,
analisa e explica de que forma o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, um programa
da política de assistência estudantil do Ifes, promoveu a inclusão dos alunos
beneficiados para a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)
durante a pandemia. Foram identificados os recursos utilizados, a avaliação dos
resultados obtidos e o impacto social gerado. Para produção de dados com os sujeitos
de pesquisa foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionário. A análise
de conteúdo foi aplicada aos dados transcritos. Além das entrevistas e questionários,
foi realizada pesquisa documental, envolvendo documentos e publicações disponíveis
no Ifes e em normativas do Governo Federal. Como principais conclusões, a pesquisa
revelou que, apesar dos desafios, o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital foi crucial
para garantir que muitos alunos pudessem acessar e participar das APNPs, reduzindo
as desigualdades de acesso digital em um momento crítico. No entanto, o estudo
também evidenciou limitações estruturais e a necessidade de políticas mais
abrangentes e eficazes para enfrentar as desigualdades educacionais e digitais,
especialmente em áreas rurais.

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