O DISCURSO EMPREENDEDORÍSTICO E A GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL NA MÍDIA DE NEGÓCIOS
Nome: GEOVANI FELIX CORDEIRO
Data de publicação: 23/07/2024
Banca:
Nome | Papel |
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ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA | Examinador Interno |
ELOISIO MOULIN DE SOUZA | Presidente |
RUTH DE CASSIA DOS REIS | Examinador Externo |
Resumo: A partir da compreensão do empreendedorismo como uma demanda, que no contexto
do Sul Global governamentaliza, a partir do neoliberalismo, as várias formas precárias
de trabalho, e com base nos estudos de bipolítica de Michel Foucault e da literatura
sobre empreendedorismo; esta dissertação objetiva compreender como as práticas
discursivas da mídia de negócios promovem a demanda empreendedora e atuam
como parte do dispositivo de governo neoliberal. Para tanto, foi realizada uma
pesquisa documental de caráter qualitativo, tendo-se por método a análise do discurso
de inspiração foucaultiana. A seleção dos discursos se deu a partir de um arquivo
composto por matérias veiculadas pelas revistas Exame e Pequenas Empresas,
Grandes Negócios entre os anos de 2020 e 2023. Os resultados evidenciaram práticas
discursivas que pretendem naturalizar o empreendedorismo e produzir efeitos de
verdade, tendo sido reveladas estratégias discursivas de condução e de subjetivação
dos sujeitos como empreendedores de si. A partir do referencial construído e dos
resultados da pesquisa, é traçada uma reflexão sobre as possibilidades de resistência
ao discurso empreendedorístico desde o campo acadêmico da Administração.