COM QUE ATRIBUTOS VOCÊ ME DEFINE? – UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM ORGANIZACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
PÚBLICA NA PERSPECTIVA DO PÚBLICO INTERNO

Nome: JUCIÉLI ALVES DA COSTA

Data de publicação: 14/08/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO DE ALMEIDA VILELA Examinador Interno
FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA Examinador Externo
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Presidente

Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar os atributos que formam a imagem
organizacional do Ifes na percepção do público interno do Ifes - Campus Serra,
abarcando os discentes, docentes e técnico-administrativos. Para embasar a
pesquisa, foram abordados os seguintes temas: gestão da imagem, identidade,
imagem e reputação organizacional, bem como temáticas relacionadas à
comunicação organizacional, comunicação pública e público interno, relacionando
estes temas à imagem organizacional. Metodologicamente, foi aplicado o Método de
Configuração de Imagem (MCI), proposto por Schuler e De Toni (2015), abrangendo
abordagens qualitativa e quantitativa. Na etapa qualitativa, a coleta de dados foi
realizada por meio de entrevistas estruturadas para identificar os principais atributos
que formam a imagem organizacional do Ifes na perspectiva dos alunos, docentes e
técnicos-administrativos. A análise de dados dessa fase se deu pela análise de
conteúdo de Bardin (2016). Os termos e variáveis extraídos dessa análise foram
utilizados para elaboração do questionário da próxima fase. Na fase quantitativa, o
levantamento de dados foi realizado por meio de questionário, no qual mensurou-se
o grau de importância e satisfação em relação aos atributos levantados na etapa
anterior. Os resultados revelaram que a imagem organizacional do Campus Serra
do Ifes é formada por 25 atributos, sendo alguns de cunho negativo. A imagem
central é formada pelos atributos: Excelência educacional; Ambiente Agradável;
Orgulho; Atividades Desenvolvidas; Ambiente Hostil; Educação Transformadora e
Relações Interpessoais. Em relação às dimensões da imagem, a imagem
organizacional é influenciada por atributos racionais e emocionais. Em relação ao
nível de importância, todos os atributos são vistos como muito importantes pelos três
públicos. Ao passo que, no nível de satisfação, são bem avaliados: na percepção
dos discentes, a reputação, o orgulho, a autonomia, a formação profissional e
técnica, a inovação e a tecnologia; do ponto de vista dos docentes, a reputação, o
orgulho e as atividades desenvolvidas na instituição; ao passo que, para os
técnicos-administrativos, somente a localização é bem avaliada.

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