Jogos de empresas e percepção de aprendizagem de discentes de cursos técnicos integrados ao
ensino médio

Nome: EDUARDO SOFIATE

Data de publicação: 15/05/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADONAI JOSE LACRUZ Presidente
HELIO ZANQUETTO FILHO Examinador Interno
MARCO AURÉLIO CARINO BOUZADA Examinador Externo

Resumo: A presente dissertação tem como objetivo investigar o uso de jogos de empresas como
instrumento de ensino-aprendizagem em cursos técnicos integrado ao ensino médio. Para
alcançar esse objetivo, o estudo se estrutura em dois artigos. O Artigo 1 teve como objetivo
explorar a produção de conhecimento sobre jogos de empresas aplicados a ensino médio e
técnico, utilizando as técnicas de revisão da literatura. Da análise bibliométrica emergiu um
mapa temático do campo e a revisão narrativa demonstrou a baixa densidade de publicações
sobre o tema jogos de empresas aplicados ao ensino médio e técnico e divergências entre os
achados desses estudos. O Artigo 2 teve como objetivo investigar o efeito dos jogos de
empresas na percepção de aprendizagem e na satisfação dos discentes dos cursos técnicos
integrado ao ensino médio. Para isso, foi conduzido um estudo com a amostra composta por
discentes concluintes dos cursos técnicos em Administração integrado ao ensino médio dos
campi Barra de São Francisco e Montanha e discentes concluintes do curso técnico em
Logística integrado ao ensino médio do campus Viana do Ifes. Os dados foram coletados
por meio de questionário autoadministrado online e foram analisados por meio de
modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais. Os resultados
evidenciaram um efeito positivo da vivência no jogo na percepção de aprendizagem e na
satisfação dos discentes e hipótese de existência do efeito halo sendo rejeitada.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910