ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA
PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO IFES – CAMPUS IBATIBA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA
Nome: MARESSA DO CARMO HUBNER JANUÁRIO
Data de publicação: 21/05/2024
Banca:
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Papel |
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ADONAI JOSE LACRUZ | Presidente |
ALEXANDRE REIS ROSA | Examinador Interno |
BRUNO LUIZ AMÉRICO | Examinador Externo |
FAGNER CARNIEL | Coorientador |
Resumo: O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado com finalidade de
aumentar a permanência dos jovens na educação pública federal. Preferencialmente, os alunos
atendidos devem ser oriundos da rede pública e ter renda per capita de até um salário-mínimo
e meio. Depreende-se, assim, que o objetivo do programa é atender a alunos de classes menos
favorecidas e vulneráveis do país, buscando diminuir as desigualdades sociais de acesso à
cultura e à educação. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito
Santo (Ifes), Campus Ibatiba, o PNAES é operacionalizado pela Política de Assistência
Estudantil (PAE), que é composta pelos auxílios alimentação, transporte, monitoria,
didático/uniforme e financeiro. É importante realizar uma avaliação dos impactos desta
política vis-à-vis seu objetivo. Para isso, esta pesquisa, de natureza qualitativa, caracterizada
como um estudo de caso único, numa abordagem crítica, objetivou investigar se a PAE do
campus Ibatiba do Ifes colabora com a permanência dos alunos na instituição, sob a
perspectiva analítica da Teoria da Reprodução de Bourdieu (para a qual a escola reproduz as
desigualdades quando não se atenta para a herança cultural de seus alunos). Para tanto, os
dados foram coletados, por meio de 49 entrevistas semiestruturadas, com alunos do ensino
técnico integrado ao ensino médio dos 1º, 2º e 3º anos, ex-aluno, responsáveis legais pelos
alunos e ex-alunos, professores e técnicos administrativos. Espera-se que a pesquisa possa
auxiliar na avaliação da PAE no Ifes campus Ibatiba em particular; e com o PNAES, no geral.