A CIDADANIA DIGITAL EM UMA CIDADE INTELIGENTE: AS INTERAÇÕES DIGITAIS QUE TRANSFORMAM ESPAÇOS ANALÓGICOS COM PRÁTICAS CIDADÃS ATRAVÉS DO INSTAGRAM

Nome: VITOR DAHER COELHO

Data de publicação: 18/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE REIS ROSA Orientador

Resumo: Neste trabalho, procurei discutir como se dá o exercício da cidadania digital em uma
cidade inteligente dentro de uma rede social. Para tanto, iniciei o debate
apresentando as distintas perspectivas sobre o que definiria uma cidade inteligente e
argumentei que este conceito está associado ao fenômeno da transformação digital,
pois as propostas de inovação na gestão dos serviços dos municípios estão
atreladas à incorporação de novas TICs ao cotidiano das cidades. Apresentei que se
colocam distintas concepções sobre as cidades inteligentes, existindo uma corrente
de autores que destaca a importância das TICs para a melhoria da qualidade de vida
dos munícipes que pouco discute aspectos socioeconômicos, o contexto local para a
aplicação da tecnologia e os tipos de proposição de governança enquanto, de outro
lado, se colocam proposições de uma abordagem com perspectiva mais holística,
em que o foco da análise da cidade inteligente sai da tecnologia e se volta para os
fatores humanos, tais como as capacidades dos munícipes se apropriarem das
inovações propostas e de modelos de governança desenhados para uma maior
participação dos moradores das cidades no processo decisório de alocação do
recurso público. Discuti conceitos relacionados à cidadania e à cidadania digital e
utilizei a etnometodologia como referencial teórico-metodológico para a abordagem
empírica do fenômeno do exercício da cidadania digital dentro de uma página do
Instagram. Através de uma pesquisa qualitativa, procurei compreender como os
moradores da Grande São Pedro exercem a cidadania digital através da rede social
Instagram dentro da página Grande São Pedro (@grandesaopedro). Observei que,
em inúmeras ocasiões, figuras públicas e gestores como governador, prefeito,
secretários de saúde, segurança, educação, deputados estaduais, vereadores,
executivos de companhia de transporte público, abastecimento de água e
profissionais da imprensa interagem com os seguidores da página de forma a
responder às demandas lá colocadas. Estas interações que começam no meio
digital, em inúmeras ocasiões, acabam alcançando as pretendidas melhorias nos
serviços públicos lá prestados, o que mostra a conexão entre o meio digital e o
analógico.

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