O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS DE ALEGRE

Nome: LIDIANY MIRANDA FERRAZ

Data de publicação: 20/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMANDA SOARES ZAMBELLI FERRETTI Examinador Externo
ANNOR DA SILVA JUNIOR Examinador Externo
KATIA CYRLENE DE ARAUJO VASCONCELOS Presidente

Resumo: Essa pesquisa visa compreender como ocorre o processo de inclusão na educação
superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus de Alegre a partir de
múltiplos olhares: gestores, equipe pedagógica e alunos com deficiências. Para essa
investigação, utilizam-se, como pressupostos teóricos, autores clássicos e
contemporâneos que tratam do tema diversidade e inclusão, os principais dispositivos
legais que amparam a inclusão das pessoas com deficiências e os aspectos históricos
e legais da educação superior no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa aborda a temática
da inclusão das pessoas com deficiência no contexto da educação superior, partindo
das experiências vividas por elas, bem como considerando o ponto de vista dos
gestores e da equipe pedagógica que atuam neste cenário. A temática apresentada
traz elementos essenciais à construção de uma instituição inclusiva e apresenta
questões importantes que ajudam a compreender como a garantia dos direitos
corroboram com o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos
alunos com deficiências na educação superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa
qualitativa, de caráter descritivo, por meio de um estudo de caso com utilização das
técnicas de coleta de dados: análise documental, observação de campo e entrevista
semiestruturada junto aos sujeitos da pesquisa. Os dados foram analisados à luz da
análise temática reflexiva onde foram criados temas e subtemas que nortearam a
discussão. O desenvolvimento da pesquisa aponta que o Ifes - campus de Alegre
enfrenta desafios de natureza orçamentária e de formação para assegurar a plena
acessibilidade dos alunos com deficiências que ingressam em seus cursos superiores;
o estudo também indica que atitudes discriminatórias e dificuldades de acesso físico
são as principais barreiras quanto à acessibilidade que as pessoas com deficiências
encontram no campus, assim como, evidencia que os docentes também enfrentam
desafios para atender este alunado. Com os resultados dessa pesquisa, é possível
compreender como a Instituição Federal de Ensino Superior, precisa reestruturar e
ressignificar suas práticas para assegurar aos seus alunos educação de qualidade de
forma equitativa.

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