“UNIVERSIDADE Neoliberal e
governamentalidade: Subjetividade de Docentes do Curso Superior de Administração na
modalidade de Educação a Distância

Nome: NATALIA BOUSQUET BATISTA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/07/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELOÍSIO MOULIN DE SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Examinador Interno
ELOÍSIO MOULIN DE SOUZA Orientador
LETICIA DIAS FANTINEL Examinador Interno
MARCUS VINICIUS SOARES SIQUEIRA Examinador Externo
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Examinador Externo

Resumo: O contexto neoliberal provoca transformações econômicas, políticas, sociais e
culturais globais, capazes de modificar a dinâmica do poder e as identidades
profissionais e, por conseguinte, as relações de trabalho contemporâneas. As
reformas nas universidades neoliberais são direcionadas para a valorização de
saberes alinhados ao mercado, a maximização do lucro e o ideal de controle
gerencialista. No Brasil, a educação recebe um pacote de medidas neoliberais após
a década de 1990 e inicia um processo de reestruturação produtiva que amplia a
atuação da iniciativa privada no setor e desregulamenta a atuação docente.
Considerando as mudanças na educação do país, com base nos estudos de
bipolítica de Michel Foucault, esta tese utiliza o conceito de governamentalidade
neoliberal no sentido lato , do governo das populações e no sentido estrito, do
exercício ético do governo de si para compreender como os discursos das
universidades neoliberais (re)constroem a identidade profissional de docentes do
curso superior em administração em atuação na modalidade de educação a
distância em instituições de ensino superior privadas e suas relações com as
modificações do trabalho na sociedade contemporânea. Para isso, foi realizada uma
pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa
documental. Posteriormente, os dados produzidos serão analisados por meio da
técnica de manejo cartográfico. A compreensão de mecanismos de poder que
orientam os processos de subjetivação de docentes do curso superior de
administração em atuação na modalidade a distância em instituições de ensino
superior privadas ofereceu elementos reflexivos de problematização do status quo ,
no exercício de uma ontologia crítica do governo de nós mesmos, enquanto
pesquisadores, inserindo este trabalho em uma arena de resistência das práticas
acadêmicas frente aos efeitos do discurso hegemônico, a partir da reflexão crítica e
da proposição de novas formas de (re)existir frente às assimetrias decorrentes das
premissas neoliberais.

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