UNIVERSIDADE Neoliberal e
governamentalidade: Subjetividade de Docentes do Curso Superior de Administração na
modalidade de Educação a Distância
Nome: NATALIA BOUSQUET BATISTA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/07/2023
Orientador:
Nome | Papel |
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ELOÍSIO MOULIN DE SOUZA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA | Examinador Interno |
ELOÍSIO MOULIN DE SOUZA | Orientador |
LETICIA DIAS FANTINEL | Examinador Interno |
MARCUS VINICIUS SOARES SIQUEIRA | Examinador Externo |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Examinador Externo |
Resumo: O contexto neoliberal provoca transformações econômicas, políticas, sociais e
culturais globais, capazes de modificar a dinâmica do poder e as identidades
profissionais e, por conseguinte, as relações de trabalho contemporâneas. As
reformas nas universidades neoliberais são direcionadas para a valorização de
saberes alinhados ao mercado, a maximização do lucro e o ideal de controle
gerencialista. No Brasil, a educação recebe um pacote de medidas neoliberais após
a década de 1990 e inicia um processo de reestruturação produtiva que amplia a
atuação da iniciativa privada no setor e desregulamenta a atuação docente.
Considerando as mudanças na educação do país, com base nos estudos de
bipolítica de Michel Foucault, esta tese utiliza o conceito de governamentalidade
neoliberal no sentido lato , do governo das populações e no sentido estrito, do
exercício ético do governo de si para compreender como os discursos das
universidades neoliberais (re)constroem a identidade profissional de docentes do
curso superior em administração em atuação na modalidade de educação a
distância em instituições de ensino superior privadas e suas relações com as
modificações do trabalho na sociedade contemporânea. Para isso, foi realizada uma
pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa
documental. Posteriormente, os dados produzidos serão analisados por meio da
técnica de manejo cartográfico. A compreensão de mecanismos de poder que
orientam os processos de subjetivação de docentes do curso superior de
administração em atuação na modalidade a distância em instituições de ensino
superior privadas ofereceu elementos reflexivos de problematização do status quo ,
no exercício de uma ontologia crítica do governo de nós mesmos, enquanto
pesquisadores, inserindo este trabalho em uma arena de resistência das práticas
acadêmicas frente aos efeitos do discurso hegemônico, a partir da reflexão crítica e
da proposição de novas formas de (re)existir frente às assimetrias decorrentes das
premissas neoliberais.