CARREIRAS EM CONTEXTOS DE ESTUDO E TRABALHO: Barreiras, Apoios Sociais, Enfrentamento e Desfechos pelo Modelo de Autogerenciamento da Teoria Social Cognitiva de Carreira
Nome: MARIANA RAMOS DE MELO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/02/2023
Orientador:
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Papel |
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PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ABRAHAM BAROUCH GILBERT | Examinador Interno |
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE | Coorientador |
ALLINE ALVES DE SOUSA | Examinador Interno |
MANOELA ZIEBELL DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA | Orientador |
Resumo: O objetivo geral desta tese foi verificar como barreiras de carreira e apoios sociais, em diferentes ambientes, tipos e níveis, impactam distintivamente o comportamento adaptativo de enfrentamento e o autogerenciamento de carreira dos indivíduos, dado um cenário de crise contextual. Dois estudos quantitativos sequenciais foram fundamentados no Modelo de Autogerenciamento de Carreira (MAC) de Lent e Brown (2013) da Teoria Social Cognitiva de Carreira. O Estudo 1 objetivou verificar o efeito das percepções de barreiras de carreira contextuais sobre as estratégias funcionais de enfrentamento (coping) por meio das expectativas de autoeficácia e do apoio social emocional entre estudantes da educação superior, dado o cenário de crise. Foi adotada uma survey com 163 universitários brasileiros da área de Negócios e Administração. Os procedimentos de análise dos dados envolveram
estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e análises de mediação. Os resultados principais revelaram que as influências contextuais analisadas impactam de formas distintas as estratégias funcionais de enfrentamento. Barreiras impactaram apenas indiretamente, e apoio social impactou diretamente. Constatou-se que a autoeficácia não mediou a relação entre barreiras e enfrentamento. Já o apoio social emocional teve papel mediador na relação e foi preditor da autoeficácia no modelo de mediação seriada. Por sua vez, o Estudo 2 objetivou testar o MAC aplicado ao comportamento adaptativo de enfrentamento frente às percepções contextuais, apoios sociais e barreiras de carreira de estudantes-trabalhadores, dado o cenário de crise. Pelo MAC, as variáveis incluídas no teste foram as contextuais (barreiras de carreira e apoios sociais na família e no trabalho), autoeficácia (ocupacional), ações (estratégias funcionais de enfrentamento) e desfechos (autogerenciamento, satisfação com a carreira, satisfação com a vida, empregabilidade). Adicionalmente, o construto volição no trabalho foi incluído no teste do MAC. Foi também adotada uma survey e duas etapas foram desenvolvidas. A Etapa i incluiu 261 universitários brasileiros da área de Negócios e Administração, e teve como objetivo desenvolver análises detalhadas das relações por meio de modelos de mediação e moderação. Os procedimentos de análise dos dados envolveram estatística descritiva, análise fatorial confirmatória, análises de mediação e moderação. Os resultados principais indicaram que: a) a autoeficácia e as estratégias funcionais de enfrentamento são mediadoras seriadas na relação entre apoio social no trabalho e desfechos positivos em carreira; b) as estratégias funcionais de enfrentamento são mediadoras na relação entre apoio social na família e desfechos positivos em carreira; c) o apoio social familiar do tipo material modera a relação de barreiras contextuais de carreira e restrições gerais; e, d) o apoio social familiar do tipo material modera a relação de barreiras contextuais de carreira e volição. A Etapa ii ampliou as análises e envolveu 566 universitários brasileiros de cursos variados, com o objetivo de desenvolver análises das relações diretas por meio do teste conjunto do MAC. Os procedimentos de análise dos dados envolveram estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados indicaram conformidade, em sua maior parte, com os pressupostos do MAC. Porém, ao contrário dos pressupostos, constatou-se que as barreiras de carreira não predizem as ações de enfrentamento funcional, e barreiras e apoios sociais não predizem alguns desfechos positivos em carreira. A partir dos resultados foi possível sustentar o argumento desta Tese de Doutorado: em um cenário de crise contextual, barreiras de carreira e apoios sociais favorecem ações e desfechos positivos em carreira por meio de mecanismos
de mediação e condicionais de moderação. Sucintamente, os achados da tese contribuem para o avanço teórico do campo ao evidenciar que: i) Barreiras contextuais percebidas na carreira podem favorecer ações e desfechos positivos em carreira quando se relacionam com apoios sociais por meio de mediação ou moderação; ii) O enfrentamento funcional das barreiras contextuais percebidas na carreira está embasado no ambiente externo; iii) Influências contextuais relacionadas a apoios e barreiras podem assumir papéis de preditoras, mediadoras ou moderadoras nas relações com autoeficácia, ações e desfechos positivos; iv) Barreiras contextuais percebidas na carreira diferem de volição no trabalho e podem se relacionar com esta por meio da interação com apoios sociais; v) o MAC aplicado ao comportamento adaptativo de enfrentamento frente às percepções contextuais é capaz de predizer níveis de enfrentamento funcional e desfechos positivos em carreira em estudantes-trabalhadores; e, vi) A volição no trabalho pode agregar poder explicativo ao MAC.