Os Efeitos da Experiência de Fluxo na Percepção Da
imagem das Instituições de Ensino Superior Sob a Perspectiva dos Alunos da Educação à Distância.
Nome: FÁBIO REIS DA COSTA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 08/10/2021
Banca:
Nome | Papel |
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ANDERSON SONCINI PELISSARI | Orientador |
ERNESTO FREDERICO HARTMANN SOBRINHO | Examinador Externo |
LUCILAINE MARIA PASCUCI | Examinador Interno |
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
ROSÂNGELA MARIA VANALLE | Examinador Externo |
Resumo: Os avanços no âmbito da tecnologia impulsionaram a criação de cursos de educação a
distância (EaD) entre as Instituições de Ensino Superior (IES), transformando o setor
educacional. Diante do aumento da competitividade, as IES procuram adotar estratégias que
estabeleçam uma imagem positiva na mente de seu público e contribuam para a lealdade de
seus alunos. Neste sentido, a experiência de fluxo (EF) é um importante conceito a ser
explorado, pois estudos abordam que tal experiência pode alterar a percepção da imagem do
objeto observado. Poucas pesquisas exploraram o relacionamento entre a imagem das IES, a
EF e a lealdade dos alunos, na esfera do ambiente on-line. Dessa forma, visando trazer os
conhecimentos da EF à discussão sobre imagem das IES e explorar seus efeitos no campo da
EaD, o objetivo principal desta tese foi propor e testar um modelo que identifique os efeitos
da EF sobre a percepção da imagem das IES, e os efeitos desta imagem na lealdade dos
alunos da EaD. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, com a
utilização de Modelagem de Equações Estruturais, por meio do software SmartPLS 3.0®. A
amostra do estudo foi composta por 357 respondentes, todos alunos matriculados em cursos
de graduação de EaD das IES públicas e privadas brasileiras. No modelo final de pesquisa,
elaborado e testado, a EF foi vista como uma construção complexa, multidimensional, sendo
refletida em nove dimensões. A lealdade foi abordada de forma contigencial, incorporando
medidas de comportamento e atitude relacionadas à lealdade. Por sua vez, a imagem das IES
foi mensurada considerando a visão global do construto. Os resultados sinalizam haver uma
influência positiva e significativa da EF sobre a imagem das IES. Da mesma forma, os
resultados sugerem haver um impacto positivo e significativo da imagem das IES sobre a
lealdade dos alunos de EaD. O estudo contribui para um refinamento a respeito tanto da
compreensão da imagem das IES, quanto da EF, ambos dentro do contexto da EaD. Além
disso, embasado na teoria, o estudo fornece um modelo de mensuração que possibilita
identificar a importância relativa de cada um dos construtos em análise, aprofundando os
conhecimentos a respeito da relação entre eles. As evidências do estudo contribuem no avanço
do estabelecimento de estratégias que possam potencializar os efeitos positivos da imagem e
da eEF, para as IES, bem como na ampliação do uso do marketing na esfera educacional.