Adaptabilidade de Carreira e Planejamento de Carreira para Jovens Universitários: um Estudo à Luz da Teoria da Construção De
carreira.

Nome: BÁRBARA PEGORETTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/11/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO FELIX VON BORELL DE ARAUJO Examinador Externo
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Orientador
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Examinador Interno

Resumo: Mudanças estruturais nos sistemas produtivos para fazer face à globalização,
assim como a progressiva busca por competitividade pelos agentes econômicos, têm levado a um processo de redefinição drástica do mercado de trabalho e, consequentemente, na estrutura das carreiras. Essa circunstância acaba por impor aos jovens universitários, foco de estudo desta pesquisa, significantes barreias de entrada ao mercado de trabalho. Este estudo objetivou investigar como se dá a relação entre os recursos de adaptabilidade de carreira e o planejamento de carreira em jovens formandos do curso de administração da Universidade Federal do Espírito Santo e para tanto, utilizou a abordagem qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com onze estudantes dos últimos períodos do curso de administração da universidade em questão. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os eixos temáticos identificados nas falas foram: mercado de trabalho, expectativas de carreira, adaptabilidade de carreira e planejamento de carreira. Os resultados são discutidos em função das relações estabelecidas entre os eixos temáticos.
Dessa forma, o estudo revela que a percepção do mercado de trabalho interfere no planejamento de carreira de duas formas. Na primeira verifica-se que a percepção de mercado de trabalho impacta nas expectativas de carreira, que por sua vez, impactam no planejamento de carreira. Na segunda, identifica-se que a percepção de mercado de trabalho interfere na relação entre recursos de adaptabilidade de carreira e planejamento de carreira, de maneira a enfraquecer essa relação. Observa-se, que para esses jovens as barreiras de entrada no mercado de trabalho são percebidas como de tão difícil superação que a realização de um planejamento de carreira parece não surtir o efeito desejado.
Dessa forma, os jovens acabam por recorrer apenas aos recursos de
adaptabilidade para lidar com a transição universidade-mercado de trabalho.
Identifica-se que devido às reviravoltas no dinâmico mundo do trabalho, alguns
jovens têm desenvolvido sentimento de insegurança, por não saberem como
lidar com as tamanhas transformações no mundo laboral. As implicações
práticas desse estudo referem-se ao papel da universidade na preparação
desses jovens em relação ao planejamento de carreira e ao desenvolvimento de recursos de adaptabilidade para lidarem com a entrada no mercado de trabalho.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910