Sustentabilidade e o ensino da Administração: a visão dos discentes de uma IES privada no interior da Bahia

Nome: CAMILA PORTO BOAVENTURA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/10/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANNOR DA SILVA JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREZA SAMPAIO DE MELLO Examinador Externo
ANNOR DA SILVA JUNIOR Orientador
KATIA CYRLENE DE ARAUJO VASCONCELOS Examinador Interno

Resumo: É cada vez mais recorrente nos ambientes acadêmicos e organizacionais as
discussões acerca do tema sustentabilidade. Essa temática vem sendo abordada como um conceito particularmente interdisciplinar, multidimensional e voltado para uma abordagem sistêmica, centrada direta e indiretamente no negócio da empresa. A discussão acerca dos pilares da sustentabilidade nos cursos de graduação em administração contribui não apenas para a formação de gestores mais capacitados para atuarem com mais assertividade nas organizações contemporâneas, como também pode levar para as empresas maior reconhecimento devido à promoção do desenvolvimento sustentável em suas políticas e práticas. Este estudo teve como objetivo descrever e analisar como a educação formal influenciou na compreensão da noção de sustentabilidade de discentes do curso de graduação em administração de
uma IES privada no interior da Bahia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com dados coletados em entrevistas semiestruturadas analisadas pela técnica de análise de conteúdo, e coletados também com a pesquisa documental, tornando-se possível buscar informações mais detalhadas sobre o curso de administração e sobre a IES investigada. Participaram do estudo 16 graduandos de administração de uma IES privada da cidade de Feira de Santana-Bahia, desta forma, foi possível obter resultados sobre como os modelos de educação podem influenciar no processo educacional. Concluiu-se que os alunos entrevistados puderam obter conhecimentos a respeito de sustentabilidade tanto com experiências profissionais e pessoais, bem
como com o que foi passado durante o curso, ainda que, a IES não tenha explorado profundamente tais conceitos. O desenvolvimento do presente estudo se dispõe não apenas a atender aos objetivos propostos, mas contribuir para futuras pesquisas que podem ampliar o debate acerca da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável como parte obrigatória dos currículos dos cursos de administração, servindo de reflexão para compreender como estes temas beneficiam o meio ambiente, a sociedade e as empresas.

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