Envelhecimento e Carreira: Uso da narrativa na construção de significados de carreira de trabalhadores mais velhos

Nome: PAULA MARA COSTA DE ARAUJO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 16/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA POLETO OLTRAMARI Examinador Externo
ANTONIA DE LOURDES COLBARI Examinador Externo
EDUARDO PAES BARRETO DAVEL Examinador Externo
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO Orientador
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Examinador Interno

Resumo: As mudanças na natureza do trabalho e da carreira nos tempos contemporâneos estão impondo uma série de questões que impactam as experiências dos trabalhadores e o modo como as carreiras são compreendidas. Apesar de existirem diversos estudos sobre o desenvolvimento de carreira neste novo contexto, o foco desses é dado a estudantes, egressos de cursos de graduação e jovens trabalhadores. Pouco é pesquisado sobre os trabalhadores mais velhos, desconsiderando que o crescente envelhecimento populacional nos países desenvolvidos e em desenvolvimento acarreta um aumento numérico na participação de indivíduos mais velhos na força de trabalho, e, no Brasil, esse aumento numérico vem sido mais observado no serviço público. Esta tese apresenta o resultado de uma pesquisa que integra os temas envelhecimento da força de trabalho e carreira à luz do paradigma
contemporâneo Life Design. Esse paradigma privilegia a narrativa construída pelo indivíduo e valoriza as especificidades e a diversidade humana com objetivo de ajudar os indivíduos a projetar e construir uma vida de significado. Assim, objetivou-se, com esta pesquisa, analisar a construção narrativa de carreira dos trabalhadores mais velhos de uma instituição pública de ensino à luz do paradigma Life Design. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a matriz epistemológica construcionista, e a produção de dados foi realizada por meio de entrevistas narrativas, possibilitando que os participantes contassem suas experiências e percepções. Para a análise das entrevistas, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. Foram analisadas 17 entrevistas com trabalhadores com mais de 40 anos de idade de uma instituição de ensino pública do estado do Espírito Santo. Foi entrevistado também um dos gestores de pessoas da instituição, no intuito de conhecer os programas e as práticas de gestão de pessoas com foco nos trabalhadores mais velhos. Nas narrativas de trabalhadores mais velhos, os processos reflexivos buscavam alinhar seus projetos de vida aos seus temas de vida. Os temas de vida e os processos de reflexão e reflexividade foram importantes na compreensão dos significados
construídos, cujos temas de vida permeavam os processos reflexivos, proporcionando a busca por maior bem-estar e satisfação na vida dos entrevistados. O contexto e os diálogos com os outros foram importantes para nutrirem as reflexões, e os eventos críticos funcionaram como um gatilho de processos reflexivos. Com as reflexões, durante o processo reflexivo, surgiu a tomada de consciência, trazendo maior clareza dos elementos significativos e tornando os entrevistados responsáveis pela condução de suas carreiras.
Assim, evidenciando a reflexividade, os entrevistados agiram promovendo mudanças em si mesmos com projetos de vida que buscassem uma carreira significativa. Para isso, observaram-se ajustes em seus temas de vida, dando-lhes novos pesos e novas medidas e, em outras situações, a busca por novas carreiras ou novos ambientes para exercerem suas carreiras. Em todos os entrevistados, já na idade de trabalhador mais velho, observou-se a busca por uma atividade de significado pessoal. Como contribuição, esta pesquisa demonstrou o potencial do paradigma Life Design para além do aconselhamento de carreira e confirmou ser importante o uso de narrativas na compreensão da trajetória de carreira de um trabalhador mais velho.

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