CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO
FENOMENOGRÁFICO COM DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Nome: LUCIANA SCHUNK
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANIELSON BARBOSA DA SILVA Examinador Externo
MARCIA JULIANA D'ANGELO Examinador Externo
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Orientador

Resumo: A gestão escolar democrática nas escolas pública, apesar de ter seu valor institucionalizado no Brasil desde a Constituição Federal de 1988 e reafirmado pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996, é um fenômeno com características peculiares, uma vez que as experiências vividas pelos gestores podem refletir diferentes formas de experienciá-lo. O diretor escolar convive com os inúmeros imprevistos e vários conflitos de interesse, configurando-se a gestão como um processo relacional e emergente, um constante vir a ser. Isso significa assumir que não existe uma realidade externa e independente ao gestor. Em vez disso, eles concebem suas realidades organizacionais a partir das vivencias, das interações e do diálogo. O objetivo dessa pesquisa é analisar, à luz da fenomenografia, as diferentes concepções de gestão escolar democrática e suas implicações nas práticas de gestão dos diretores de escolas públicas. A produção de dados se deu por meio de entrevistas individuais em profundidade com 19 diretores. A análise dos dados, que tem o propósito principal de mapear as concepções do fenômeno e construir seu espaço de resultados, foi realizada seguindo o protocolo de Sjӧstrӧm e Dahlgren (2002), adaptado por Amaro e Brunstein (2020). Foram identificadas três diferentes formas de experienciar a gestão escolar democrática: (1) Como cumprimento de papéis; (2) como insumo para a tomada de decisão e (3) como atendimento das necessidades da comunidade. Essas concepções estão hierarquicamente organizadas no espaço de resultados da mais simples (concepção 1) à mais complexa (concepção 3). Também são analisados os impactos dessas concepções em três dimensões da gestão escolar: (a) Gestão administrativa (recursos financeiros, físicos e humanos); (b) Gestão pedagógica e (c) Gestão da interação (relação com a comunidade escolar). Uma das contribuições dessa pesquisa foi mostrar, a partir das três concepções identificadas, à semelhança dos estudos de Bonelli et al. (2019) sobre implementação de políticas públicas, que os burocratas de nível de rua implementam, transformam e adaptam o princípio legal da gestão escolar democrática. Outra contribuição foi relacionar as concepções de gestão escolar democrática às formas de participação apontadas por Lück (2013). Como contribuição social, foi produzido um relatório técnico para os órgãos públicos e diretores das escolas estudadas. Considerando a escassez de estudos empíricos sobre gestão escolar democrática, apresenta-se a fenomenografia como método de investigação.

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