Internacionalização de Empresas: uma Proposta de Modelo Conceitual dos Fatores Que Podem Afetar a Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas

Nome: RAMÓN ANDRÉS ORTIZ ROJO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/04/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO DE ALMEIDA VILELA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADONAI JOSÉ LACRUZ Examinador Interno
BRUNO DE ALMEIDA VILELA Orientador
JEFFERSON MARLON MONTICELLI Examinador Externo
JOÃO PAULO CALEMBO Examinador Externo

Resumo: A integração global e intenso aumento das transações internacionais fazem com que cada vez
mais pequenas e médias empresas (PMEs) busquem penetrar no mercado internacional. Nesse
contexto, esta pesquisa busca entender quais são os fatores que afetam os processos de
internacionalização de empresas, especialmente das PMEs, as mais atingidas pela escassez de
recursos em relação à expansão internacional. O objetivo desta pesquisa é desenvolver e validar
qualitativamente um modelo conceitual que contemple os fatores que podem afetar a
internacionalização de pequenas e médias empresas, contribuindo com a pesquisa no tema e
ainda auxiliar as PMEs na revisão ou formulação de seus processos de internacionalização.
Metodologicamente, o estudo, no seu referencial teórico, analisa estudos seminais sobre a
internacionalização de empresas, complementado com uma revisão de literatura de trabalhos
mais recentes em relação ao tema estudado, para dessa forma e por meio da uma análise de
conteúdo determinar quais os fatores que afetam a internacionalização de empresas. Os
resultados dessa análise foram validados junto a especialistas para a formulação da proposta de
modelo conceitual, bem como para a criação do instrumento de pesquisa neste estudo validado
e aplicado. Os resultados do estudo sugerem que o modelo conceitual aqui oferecido servirá de
norte para novos entendimentos na teorização do tema internacionalização de empresas. O
modelo e o instrumento de pesquisa propostos por este estudo, contribuirão na classificação de
empresas em níveis de internacionalização, além de poder auxiliar empresas, principalmente às
PMEs, na formulação ou revisão de suas estratégias para internacionalização. Os resultados
também sugerem um necessário aprofundamento no entendimento das instâncias de
comunicação academia-indústria, e do apoio para com a academia e as pesquisas
especificamente relacionadas coma a internacionalização de empresas e de forma mais
abrangente ao empreendedorismo no Brasil.

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