Encontrando a Escola no Meio do Caminho: Contribuições
da Abordagem Performativa para a Formação de Gestores Escolares

Nome: BEATRIZ CHRISTO GOBBI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Orientador
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Externo
LETICIA DIAS FANTINEL Examinador Interno
MARCIA JULIANA D'ANGELO Examinador Externo
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Examinador Interno

Resumo: O objetivo desta tese é compreender e evidenciar o potencial da abordagem performativa para discutir o cotidiano da escola e oferecer contribuições para a formação continuada de gestores escolares. Para avançar na abordagem dialógica-participativa entre pesquisador(es) e gestor(es), foi adotada uma abordagem performativa que se sustenta na articulação das contribuições das obras de Barad (2007, 2017) e de Shotter (2013, 2014a, 2014b, 2016). Argumenta-se que as noções de intra-ação e de difração (BARAD, 2007, 2017) trazem para o primeiro plano da investigação questões de práticas/fazeres/ações. Essa lente analítica direciona atenção para os processos intra-ativos em ação e para os efeitos mais extensos que ocorrem, isto é, as diferenças que surgem e as diferenças que as práticas de produção de conhecimento produzem. A investigação empírica ocorreu em uma escola pública de ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Vitória (ES) e a produção dos dados foi possibilitada por meio de observação, de grupo focal com as integrantes do corpo técnico administrativo (CTA) de um turno da escola, de conversas informais com os profissionais da instituição, de análise documental e de produção de desenhos. Para responder ao objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com uso da difração (BARAD, 2007, 2010, 2014) como recurso metodológico. Esta tese trouxe à tona forças material-discursivas importantes para determinados processos de materialização. Os dados empíricos evidenciaram que forças como o sistema/fluxo escolar, a responsabilização dos professores e dos gestores pelo desempenho discente, o discurso da “situação caótica da educação pública”, as cobranças da sociedade, a pobreza e as limitações de ação dos profissionais deixaram marcas nos corpos dos sujeitos, ao mesmo tempo em que atuaram na encenação de configurações específicas de gestão, de ensino e da própria organização educacional. Assim, a partir das articulações teórico-empírica realizadas foi possível repensar a formação de gestores a partir de dois cortes principais. O primeiro deles evidencia a necessidade de se explorar a produção performativa das coisas e dos significados, trazendo à luz a materialidade e outras questões de interesse, como o poder-performance. O segundo corte explora os efeitos sociais e materiais das relacionalidades performativas nos emaranhados da organização escolar.
Assim, esta tese se junta aos esforços que vêm sendo realizados por pesquisadores para reconhecer e explorar como o diálogo é sensível às conjunturas social, política e econômica (PHILLIPS et al., 2013; PHILLIPS; NAPAN, 2019; PHILLIPS; SCHEFFMANN-PETERSEN, 2019), atendendo ainda aos chamamentos para o desenvolvimento de leituras alternativas sobre as práticas que tomam o ser humano como o agente primário (HULTIN; MÄHRING, 2017).

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