A Coprodução de Práticas de Liderança em uma Escola
pública de Ensino Fundamental pela Via do Sensemaking Dialógico
Nome: LUCAS POUBEL TIMM DO CARMO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/12/2020
Orientador:
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Papel |
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ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ALEXANDRE DE PÁDUA CARRIERI | Examinador Externo |
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA | Orientador |
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS | Examinador Interno |
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA | Examinador Externo |
ELOÍSIO MOULIN DE SOUZA | Examinador Interno |
Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender o processo de coprodução da liderança escolar a partir das conversações dialógicas do sensemaking dialógico, à medida que pesquisador e praticantes da escola se deparam com momentos de interrupção e recriam novos conhecimentos da/na/para prática desse fenômeno social. Nesse sentido, ela está baseada nos pressupostos sócio-construcionistas, que considera orientações responsivas nas relações, não havendo uma barreira palpável entre o eu e os outros. Para responder o objetivo proposto, apresentei inicialmente como o campo tem debatido a liderança nos Estudos Organizacionais, de maneira geral, e a liderança escolar, de maneira específica, na literatura nacional e internacional. Discuti que esses estudos estão predominantemente pautados em perspectivas realistas, aproximando-se de uma centralização desse fenômeno social na figura do líder e desvinculando as realidades sociais das experiências vividas dos praticantes. Em seguida, articulei os conceitos de intersubjetividade, responsabilidade moral e reflexividade com o sensemaking dialógico, tendo em vista que os trabalhos que adotam essa perspectiva da liderança não aprofundam em como ocorre o processo de ressignificação desse fenômeno social a partir dos diálogos reflexivos. Para articular empiricamente as ideias elaboradas, esta tese propôs o uso da Pesquisa Dialógico Reflexiva em uma escola pública de ensino fundamental em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Nessa proposta, considerei que os participantes-pesquisadores e os pesquisadores-participantes coproduzem a pesquisa a partir de um constante processo de observar e ser observado, permitindo que isso se avance para a reflexividade via diálogos. A aproximação ao campo foi realizada a partir de observações participantes via shadowing e das entrevistas individuais e coletivas com membros do Conselho Escolar. O processo interpretativo foi desenvolvido a partir da Poética Social (CUNLIFFE, 2002; SHOTTER, 1996), que considera a linguagem ontologicamente. A análise foi composta de duas etapas: 1) transcrição das entrevistas individuais e coletivas e organização cronológica dos diários de campo para que esses materiais sejam considerados textos permeados de sentidos (BAKHTIN, 2011); 2) seleção dos momentos que causaram surpresas nos participantes da pesquisa, ao longo das observações e das entrevistas, e que foram o ponto de partida para os diálogos reflexivos; 3) identificação nos textos referentes aos momentos selecionados recursos que envolvem maneiras poéticas e imaginativas de conversações. A análise dos dados evidenciou que a coprodução de novos significados envolveu a articulação da liderança escolar com três dimensões geradoras de momentos de interrupção, pontos de partida para o processo dialógico: as dinâmicas relacionais
entre escola e comunidade escolar, as relações entre unidade de ensino e SEME e, por fim, as regras e práticas de ensino-aprendizagem construídas no cotidiano. A partir dessas dimensões e dos diálogos promovidos, foi possível reforçar o caráter contraditório da liderança escolar e a necessidade de compreendê-la como um fenômeno que é englobado por saberes corporais situados, nos quais constantemente conectamos o eu (líder escolar) com os outros e com o contexto social. Por exemplo, o uso das redes sociais apresentou-se como ponto crítico no relacionamento na comunidade escolar, revelando o caráter contraditório sobre as condições em que a escola é compreendida pelos diferentes segmentos desse contexto. Por um lado, o uso delas gerou tensões entre escola e comunidade, pois os profissionais da unidade de ensino sentem-se expostos a possíveis arbitrariedades dos pais. Por outro lado, as redes sociais foram ressignificadas a partir do momento em que passaram a ser entendidas como mecanismos de mobilização da comunidade escolar junto à SEME. A exposição dessas contradições revelou o contexto complexo e político que permeia as práticas cotidianas nas escolas públicas, o que levou à necessidade de entender a liderança escolar enquanto um fenômeno entrelaçado em um senso de responsabilidade moral, no sentido de que os líderes devem ser sensíveis às diferenças dos outros, criar oportunidades para os diálogos e refletir criticamente sobre quais pressupostos eles possuem sobre as pessoas, sobre suas relações sociais e sobre as práticas organizacionais cotidianas. Portanto, as principais contribuições desta tese são: a alternativa de operacionalização do processo de ressignificação da liderança, dando atenção às condições e às tensões que permeiam os relacionamentos e a coprodução de significados na/da/sobre esse fenômeno social; e o resgate da coletividade no conceito de moralidade pela via da polifonia e do dialogismo, evitando possíveis enfoques individualistas na abordagem da liderança e revelando práticas de microliderança ao longo dos relacionamentos entre os sujeitos.