NÓS SOMOS UMA FAMÍLIA: AS VIVÊNCIAS DE
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO
Nome: FELIPE ALVES REINALDO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/05/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELOÍSIO MOULIN DE SOUZA | Examinador Interno |
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO | Orientador |
TADEU GOMES TEIXEIRA | Examinador Externo |
THIAGO DRUMOND MORAES | Examinador Externo |
Resumo: À luz da Psicodinâmica do Trabalho, este estudo objetiva analisar a cooperação frente aos impasses e os constrangimentos da organização do trabalho docente em escolas públicas municipais na cidade de Sobral, no interior do Ceará. Conceitos importantes da Psicodinâmica do Trabalho e aspectos do Gerencialismo foram discutidos, visando compreender a organização do trabalho docente nas escolas públicas da cidade de Sobral e os processos de vida que emanam da atividade, assim como a gestão baseada em metas que o envolve. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada com base na Psicodinâmica dejouriana, com dados produzidos por meio de observações diretas do cotidiano escolar e de 10 entrevistas com professores do quinto ano do ensino fundamental I e do fundamental I e II das escolas Senador Carlos Jereissati e Dr. Antônio Custódio de Azevedo respectivamente. Os dados foram analisados com base na Análise de conteúdo conforme Bardin (2016), emergindo a posteriori as seguintes categorias: 1) eu acho as metas um pouco absurdas, mas não podemos mudar: a organização do trabalho docente; 2) nós somos uma família: cooperação sob a ótica dos professores; 3) nós somos uma equipe muito unida: reconhecimento no trabalho, e 4) entre o prazer e o sofrimento: ser professor da educação básica. Constatou-se que a organização do trabalho é atravessada pela ideologia gerencialista e marcada pela gestão por metas com repercussões na saúde mental dos professores da rede pública municipal de ensino. No entanto, foi possível identificar sinais de cooperação no coletivo de trabalho, interpretada como mobilização subjetiva, indissociável ao viver junto e com fortes relações com a confiança nas relações de trabalho. Foi possível identificar também a importância do reconhecimento e sua relação com a formação dos processos identitários no contexto escolar. Por fim, acredita-se que a realização deste estudo permitiu o conhecimento da organização do trabalho docente nas escolas públicas em Sobral, conhecendo o real do trabalho enfrentado pelos professores nesse contexto escolar, possibilitando ainda uma maior explanação do conceito de cooperação à luz da Psicodinâmica do Trabalho, conceito este pouco debatido e investigado nos estudos alicerçados pela Psicodinâmica dejouriana.