Lazer Como Prática Familiar: o Organizar da Prática do lazer no Cotidiano de Famílias Capixabas com Bebês

Nome: SÂMELA PEDRADA CARDOSO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/05/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA Orientador
JOSIANE SILVA DE OLIVEIRA Examinador Externo
LETICIA DIAS FANTINEL Examinador Interno

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o organizar do cotidiano de famílias capixabas com bebês na prática do lazer em espaços públicos metropolitanos. Para isso, foi utilizada a noção de cidade praticada, que possibilita investigar a vida social organizada (SARAIVA, CARRIERI, 2012), de modo que se consideram outras dimensões organizativas da sociedade, as quais vão além das organizações tradicionais e possibilitam o estudo das dinâmicas organizativas familiares que se ligam às estruturas sociais (TEIXEIRA, 2019). Nesse contexto, pressupõem-se como ordinárias as famílias contemporâneas que se organizam cotidianamente para praticar o lazer com os bebês na
cidade. Sabe-se que os bebês alteram o modo de vida das suas famílias e restringem a mobilidade no espaço público, enfrentando dificuldades para se locomoverem (BOYER, SPINNEY, 2016; CLEMENT, WAITT, 2018; WHITTLE, 2018). Sendo assim, afasto-me das noções idealizadas de família ao propor olhar para ela pela perspectiva do organizing, que possibilita enxergar os processos organizativos (CZARNIAWSKA, 2004; DUARTE, ALCAPIDANI, 2016; TSOUKAS, CHIA, 2002). A fim de investigar o lazer, foram utilizadas contribuições dos campos científicos de lazer e turismo familiar, já que são práticas que se sobrepõem no cotidiano dos pesquisados (SHOVE, SHATSKI,
2017, JULIO, 2019). Ao aplicar teorias da prática para compreender os conhecimentos e padrões significativos gerados pelas práticas, possibilita-se articular o conhecimento do processo de organizar (GHERARDI, 2009a). Neste estudo, as maneiras de organizar as práticas foram investigadas no cotidiano, no qual habita uma relação de forças. O aporte nas ideias de Certeau
(1998) permitiu novos olhares sobre fenômenos já estudados por outras vias ao aproximar filosofia e estudos organizacionais (FARIA, SILVA, 2017). A A investigação empírica envolveu famílias que praticam lazer com bebês (crianças de 0 a 2 anos) e que frequentam espaços públicos na região da
Grande Vitória, Espírito Santo. Como principal recurso metodológico utilizou-se o shadowing, que implicou em seguir os praticantes da pesquisa, observando de perto como são as práticas desenvolvidas no cotidiano deles. A análise de narrativas foi utilizada como principal ferramenta de tratamento de dados, na qual se considerou o ambiente em que a narrativa foi praticada e produzida
pelos sujeitos em toda a sua complexidade (REISSMAN, 2008)

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