Produção de Subjetividades no Trabalho Docente no Curso de Admnistração da Ufes: um Olhar Ergológico
Nome: VANESSA CARLA DE FREITAS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/03/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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SUSANE PETINELLI SOUZA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANTONIA DE LOURDES COLBARI | Examinador Externo |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Examinador Externo |
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO | Examinador Interno |
SUSANE PETINELLI SOUZA | Orientador |
Resumo: Este é um estudo qualitativo que investigou a produção de subjetividade no trabalho docente por meio de um olhar ergológico. Identificando as formas de produção de subjetividade e a relação entre as normas antecedentes, subjetividades e a renormalização no trabalho docente. O estudo apresentou o trabalho docente para além da sala de aula, como parte importante da vida do docente; entendendo que o investigar os sujeitos, as subjetividades no trabalho não têm por objetivo principal o
aumento da produção, mas sim, a investigação deste elemento impactante na vida do sujeito. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com a finalidade de alcançar a realidade cotidiana do trabalho; aplicou-se o Método de Instrução ao Sósia, onde o docente instruía seu sósia quanto sua forma de trabalhar, explicando sua maneira e formas de pensar o trabalho. Ademais, foram feitas observações nas turmas dos
professores pesquisados. Resultando em três fases de análise, categorizadas por tema. Fase Relato dos Docentes: Pesquisador-professor; Professor-pesquisador; A pesquisa e a publicação; Opção pela docência; Reflexões sobre a docência; Docência; Subjetividade Docente; Traquejo com a turma; Invisibilidade Docente; Relação com a universidade. Fase Docência in loco: Relação com os alunos;
Condições de trabalho na universidade; Recursos usados na sala de aula;
Posicionamento em sala de aula; Aspectos pessoais na sala de aula; Comunicação e promoção do ensino. E a fase Normas Antecedente e o Trabalho Docente: apresentando as prescrições e normas antecedentes que regem o trabalho docente e as renormalizações por eles realizadas. Constatou-se que o trabalho docente é uma atividade marcada pela imprevisibilidade, pela diversidade e pela necessidade de inovação. Dessa forma, a produção de subjetividade está entrelaçada com o processo
de renormalização das normas antecedentes realizadas pelos docentes, tornando o trabalho possível e vivível.