O Processo de Formação das Representações Sociais de Competência: um Estudo Entre Profissionais da Unidade Central de Administração de uma Instituição Federal de Ensino
Nome: PABLO AUGUSTO PANÊTTO DE MORAIS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/09/2016
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
LETICIA DIAS FANTINEL | Examinador Interno |
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA | Orientador |
SABRINE MANTUAN DOS SANTOS COUTINHO | Examinador Externo |
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender o processo de formação das representações sociais de competência para profissionais que atuam na unidade central de administração de uma instituição federal de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta dos dados por meio de grupo focal, sendo os participantes divididos em duas categorias de pertencimento: técnicos administrativos e gestores. Foram realizadas quatro sessões de grupo focal, no período de agosto a novembro de 2015, com um total de 21 profissionais, dimensionados com base em suas categorias de pertencimento. A primeira sessão foi realizada com três gestores; a segunda, a terceira e a quarta sessões envolveram, respectivamente, seis, cinco e sete profissionais técnicos administrativos. Os dados obtidos a partir das falas dos participantes foram transcritos e submetidos ao software Alceste, cuja finalidade é revelar a informação essencial de um texto, por meio dos elementos mais significativos que compõem um conjunto discursivo. Em seguida, procedeu-se à análise dos dados retornados pelo software, tendo-se como guia a Teoria das Representações Sociais e aspectos ligados à abordagem societal. A análise permitiu chegar às três dimensões consideradas elementos constituintes da representação social de competência para os sujeitos da estrutura de administração analisada: avaliação; contexto; competência como conjunto CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) e competência como inteligência prática. Desse modo, foi possível obter um aprofundamento em relação ao significado e ao processo de formação das representações sociais de competência, destacando-se as experiências dos indivíduos, a memória social e aspectos similares e diferenciados em relação ao pensamento social presentes no contexto da organização estudada.