AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Nome: MARCELO EFFIGEN
Data de publicação: 31/10/2024
Banca:
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Papel |
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BRUNO DE ALMEIDA VILELA | Presidente |
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL | Examinador Interno |
JOYCE MARIELLA MEDEIROS CAVALCANTI | Examinador Externo |
LARISSA ALVES SINCORÁ | Examinador Externo |
Resumo: Uma gestão eficiente deve ter como fundamento a busca pelo equilíbrio na execução do
orçamento, buscando o melhor desempenho com os recursos disponíveis. O orçamento do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) é complexo, pois
sua constituição depende de várias questões, como: legislação, modelos matemáticos,
classificação de gastos, entre outras. Entendendo essas variantes, é possível entender o que deve
ser feito para que a instituição tenha a aplicação dos recursos adequada à sua realidade. Este
estudo busca identificar a eficiência na aplicação dos recursos públicos, destinados ao ensino
médio nos campi do IFES no período de 2018 a 2022. O conjunto de unidades é constituído
pelos 19 campi que oferecem o ensino médio regular, concomitante ou integrado. Quanto à
metodologia, a pesquisa teve caráter quantitativo, descritivo e documental e, para análise dos
dados, utilizou-se a técnica de pesquisa Análise Envoltória de Dados (DEA), que possibilitou
avaliar a eficiência dos campi. Foram consideradas cinco variáveis para aplicação da técnica
DEA, sendo: orçamento anual, quantidade de docentes, quantidade de turmas e quantidade de
matrículas como insumos (inputs), e a média do ENEM como produto (output). Este estudo
contribui para a literatura à medida que investiga a evolução da eficiência dos campi, que
apresentam diversas particularidades, porém, todos atuam no tripé ensino, pesquisa, extensão.
A pesquisa revelou que as unidades localizadas na Microrregião Central Serrana obtiveram os
melhores resultados em termos de eficiência, seguidas pela região Nordeste. Dentro desse
contexto, o Campus Vila Velha se destacou como o principal modelo de excelência,
demonstrando consistentemente um alto nível de desempenho. Sob a perspectiva da gestão da
instituição, foi possível identificar as unidades mais eficientes. Essas informações apoiam a
tomada de decisão na política educacional das unidades avaliadas, visto que aquelas ineficientes
poderão se orientar pelas que lhes servirem de benchmark, isso contribuirá para melhorar tanto
a alocação dos recursos quanto o desempenho dos campi