Summary: Este projeto de pesquisa propõe um estudo acerca da qualidade do relacionamento desenvolvido entre os atores na cadeia de suprimentos supermercadista avaliando as relações entre os supermercados e seus fornecedores (B2B Business to Business) à montante e as relações entre os supermercados associados à ACAPS (Associação Capixaba de Supermercados) e seus clientes (B2C Business to Consumer) à jusante. Para os profissionais gestores de canais de marketing, este estudo poderá subsidiar o planejamento estratégico de suas ações, priorizando esforços que possam determinar melhoria na qualidade dos relacionamentos na cadeia supermercadista e identificando ações voltadas para a construção de relações de colaboração mais sólidas capazes de facilitar a geração de vantagens competitivas mais perenes. Como contribuição acadêmica, ao estudar a qualidade do relacionamento em relações B2B e B2C, os resultados poderão descortinar novas oportunidades de pesquisa e o desenvolvimento de novos modelos identificando idiossincrasias inerentes a cada tipo de relacionamento. O estudo proposto será de natureza quantitativa, considerando a percepção dos clientes dos supermercados bem como dos profissionais dos supermercados encarregados com o processo de compras. A análise de dados fará uso da estatística descritiva, análise de variância múltipla e análise fatorial exploratória.
Starting date: 01/07/2011
Deadline (months): 12
Participants:
Role | Name |
---|---|
Collaborator * | HÉLIO ZANQUETTO FILHO |
Coordinator * | MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA |