Integração com a graduação

Os alunos do PPGADM são orientados a trabalharem em conjunto com os alunos da graduação de modo a trocarem material de pesquisa e experiências, isso não somente envolvendo alunos de iniciação Científica e do PET de Administração (ainda experimental), mas também aqueles que estão desenvolvendo seus projetos de final de curso na graduação.

Por iniciativa dos alunos do PPGADM são criados grupos de produção de artigos, onde os alunos mais experientes em pesquisa e publicação buscam auxiliar os demais a formatarem resultados de pesquisas em artigos científicos por meio de reuniões periódicas por eles gerenciadas.O docentes sempre estão presentes na graduação, nas disciplinas ministradas e nas orientações de monografias. A contínua presença na graduação, todos os semestres, permite maior intercâmbio de conhecimento entre pesquisa e ensino. Nesse sentido, somente aqueles em cargos administrativos específicos tem suas atividades junto a graduação interrompidas, mantendo a sua atuação junto ao PPGAdm-UFES apenas.

Os alunos do PPGADM envolvidos em Estágio Docência tem tido ótima recepção junto aos alunos de graduação, estes auxiliam nas disciplinas que se aproximem dos conteúdos vinculados aos seus projetos, trazendo uma atualização importante nos Programas dos cursos ministrados e uma proximidade maior dos alunos da graduação com o mestrado e o doutorado em administração da UFES. O resultado desta troca de experiências tem sido bem avaliado por ambos os lados.

O novo curso noturno de graduação em Administração na UFES dobrou, a partir de 2013, o número de egressos da graduação, o que implicou também no aumento qualificado da demanda para o mestrado do PPGAdm, pois vários alunos do curso noturno estão optando pela inserção na Iniciação Científica, se aproximando do corpo docente do Programa e conhecendo suas Linhas de Pesquisa.

Estágio de docência:

OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS DO PPGADM SOBRE OS ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA:

A Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, refere-se EXCLUSIVAMENTE às obrigações dos bolsistas da CAPES/DS junto ao programa de bolsas CAPES/DS, ela não trata das obrigações do aluno junto ao PPGADM, que tem seu regimento próprio. Como o PPGADM reconhece a importância do Estágio de Docência para todos os alunos, BOLSISTAS e NÃO BOLSISTAS, do curso de DOUTORADO e MESTRADO, regimentalmente o Estágio de Docência é uma atividade obrigatória para todos os alunos do programa.

Para os alunos do doutorado essa é uma exigência desde 2014/2, realizada em duas disciplinas, com 60 horas de carga horária cada uma (total de 120 horas). Segundo o Art.19º do regimento do curso:

'O Estágio Docente é obrigatório para todos os alunos doutorandos (bolsistas e não bolsistas) como forma de apoio acadêmico ao ensino de graduação e como parte da formação didático pedagógica dos doutorandos'.

No caso dos alunos do mestrado, essa passou a ser uma atividade obrigatória (para bolsistas e não bolsistas) a partir da turma de 2016/1, com 60 horas de carga horária.

O propósito é que todos os alunos do programa se integrem com os alunos da graduação, ao mesmo tempo em que obtêm formação didático pedagógica e oferecem apoio às atividades acadêmicas ao ensino de graduação. Dessa maneira eles contribuem diretamente para a comunidade discente da UFES e para a consolidação de sua própria formação, ao utilizarem, na prática docente, o conhecimento desenvolvido no PPGADM.

Esse envolvimento dos alunos reforça o comprometimento do programa em proporcionar a integração entre todos os níveis de ensino, da graduação ao doutorado, bem como promover uma sólida formação didática para os futuros docentes e, portanto, alinhar-se com as diretrizes de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior.

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